Marco da TV
O clássico 'Os Trapalhões' completa 50 anos de existência em 2024. Com o passar do anos, o quarteto fez - e ainda faz - muito sucesso. Relembre a história do grupo!
Foto: Arquivo Globo
Surgimento
Renato Aragão já fazia sucesso nas telas quando, em 1966, estreou 'Os Adoráveis Trapalhões', na TV Excelsior. Anos depois, o programa ganhou nova roupagem na Record.
Foto: Arquivo Globo
'Os Insociáveis'
Anos após a estreia na Excelsior, o programa foi comprado e rebatizado pela Record. O nome do programa foi uma exigência de Paulo Machado de Carvalho, dono da emissora.
Foto: Arquivo Globo
A formação do grupo
Foi na época de 'Os Insociáveis' que Mussum foi convidado por Didi e Dedé. Em 1974, veio 'Os Trapalhões' na TV Tupi. Ali, o escolhido para se tornar o quarto trapalhão foi Zacarias.
Foto: Arquivo Globo
Sucesso meteórico
Na TV Tupi, 'Os Trapalhões' fez sucesso e rivalizou com o 'Fantástico', da Globo. Em 1977, com a Tupi indo à falência, o elenco migrou para a emissora da família Marinho, onde ficou por 18 anos.
Foto: Arquivo Globo
Legado de milhões
Ao longo de décadas, os filmes protagonizados por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias foram sucesso de bilheteria e elogios. Houve até participações especiais, como a de Pelé.
Foto: Arquivo Globo
Briga por dinheiro
Em 1983, o quarteto brigou pela divisão do dinheiro dos programas e filmes. Na época, Renato assumiu 'Os Trapalhões' e o restante criou uma empresa para gerir contratos.
Foto: Arquivo Globo
Contrato com SBT
Segundo Dedé, 'Os Trapalhões' quase migrou para o SBT. Nos anos 1980, o grupo foi sondado, mas Renato Aragão tinha contrato com a Globo, embora os outros três estivessem livres.
Foto: Arquivo Globo
O início do fim
Nos anos 1990, a morte de Zacarias e de Mussum abalou o grupo. Dedé e Didi voltaram ao ar e tentaram novos quadros, mas o programa acabou perdendo espaço definitivamente.
Foto: Arquivo Globo
Doença de Zacarias
Ao Real Podcast, Dedé contou que percebeu que Zacarias estava doente, mas que guardava segredo sobre o quadro. "Ele fazia uns regimes malucos e não queria engordar", contou.
Foto: Arquivo Globo
A partida de Mussum
O humorista foi internado em 1994 para tratar uma miocardiopatia, que o levou a um transplante de coração. Mussum piorou após a cirurgia, e morreu de infecção pulmonar.
Foto: Arquivo Globo
O retorno de Didi
Em 1998, Renato Aragão voltou com a 'Turma do Didi'. O humorístico ficou no ar até 2010. Em 2020, após 44 anos na emissora, Renato Aragão foi desligado da Globo.
Foto: Arquivo Globo
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Arquivo Globo