Rainha Elizabeth II: o que acontece agora que a monarca morreu

Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos

Foto: Reuters

Morte aos 96 anos

A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos. governante estava sob cuidados médicos na Escócia, onde faleceu, cercada por membros da Família Real. (01/17)

Foto: Reprodução/Twitter

Quem é

Nascida em 1923, Elizabeth II é a monarca que ficou mais tempo no trono inglês. Ela se tornou Rainha em 1952, aos 25 anos, e em 2022 completa 70 anos de reinado. (02/17)

Foto: Reuters

London Bridge

Os assessores da Família Real já têm desde a década de 1960 um plano, batizado de London Bridge, com todos os passos a serem efetivados após a morte da Rainha. (03/17)

Foto: Reuters

O início

Segundo o plano, o primeiro a ser notificado da morte, após a família de Elizabeth II, foi o secretário particular da monarca, que ocupou o trono por 70 anos. (04/17)

Foto: Reuters

Downing Street

Após o secretário de Elizabeth II, o plano prevê o aviso à primeira-ministra, que deve informar os 53 chefes de Estado da comunidade britânica. (05/17)

Foto: Reuters

Um nova era

Após a declaração da morte da rainha, automaticamente Charles, que ocupa o posto de Príncipe de Gales, se torna o novo rei da Inglaterra. (06/17)

Foto: Reuters

O nome

O futuro rei Charles precisará escolher seu novo nome. Ele tem entre as opções 'Charles III', 'Phillip', 'Arthur' ou 'George'. (07/17)

Foto: Reuters

Discurso

Na mesma noite da morte de Elizabeth, é previsto um pronunciamento de Charles na TV. A programação prevê que às 11h do dia seguinte, esta sexta-feira, 9, ele seja proclamado rei pelo parlamento. (08/17)

Foto: Reuters

Polêmica

Camila, esposa de Charles, deveria se tornar princesa consorte, a pedido da rainha, por ser divorciada. Mas o pedido foi desfeito e Camila se tornou rainha consorte. (09/17)

Foto: Reuters

Luto

De acordo com a tradição, a Inglaterra deverá ficar de luto por 12 dias. No fim deste período, Elizabeth II será enterrada no Castelo de Windsor. (10/17)

Foto: Reuters

Coroação

Apesar de proclamado rei, a coroação de Charles pode demorar. Elizabeth apenas teve sua cerimônia um ano e quatro meses após assumir o posto. (11/17)

Foto: Reuters

Príncipe de Gales

Embora Charles se torne rei de imediato, William não será príncipe de Gales. O título tem que ser oferecido a ele, numa tradição da família desde 1301. (12/17)

Foto: Reuters

Princesa de Gales

Quando Charles oferecer o principado a William, Kate Middleton se tornará a nova princesa de Gales, assim como sua sogra, Diana. (13/17)

Foto: Reuters

Locações

Como rei, Charles precisará deixar a Clarence House e se mudar para o Castelo de Windsor, morada do soberano do Reino Unido. (14/17)

Foto: Reuters

Hino nacional

Com a proclamação do novo rei, o hino da Inglaterra sofrerá uma pequena alteração. Ao invés de "Deus Salve a Rainha", será "Deus Salve o Rei". (15/17)

Foto: Reuters

Cédulas

As notas e moedas com o rosto de Elizabeth II sairão de circulação e novas, com o rosto de Charles, serão produzidas e distribuídas. (16/17)

Foto: Reuters

Acompanhe o Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (17/17)

Foto: Reprodução