Nas ondas do Rádio: as ondas de som que atravessam gerações

Foto:

O rádio, um dos meios de comunicação mais importantes da história, tem uma trajetória fascinante de descobertas científicas e inovações tecnológicas que remontam ao século XIX. E você sabia que seu dia Mundial é comemorado em 13 de fevereiro?

Foto:

A invenção do rádio é comumente atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, embora tenha sido o produto de uma série de descobertas anteriores. Ao longo dos anos, o rádio evoluiu, se popularizou e ainda hoje ocupa um papel relevante na sociedade.

Foto: Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Que tal conhecermos um pouco mais sobre sua história, começando por sua origem, e chegando até os dias de hoje? Afinal, por mais que a televisão tenha "dominado" as mídias convencionais, o rádio segue com uma alta popularidade mundo afora.

Foto: Imagem de Dany Dube por Pixabay

A história do rádio começa com os primeiros estudos sobre as ondas eletromagnéticas. Em 1860, o físico escocês James Clerk Maxwell propôs a existência dessas ondas, que viajavam à velocidade da luz.

Foto: Imagem de SplitShire por Pixabay

A teoria de Maxwell foi confirmada em 1886 por Heinrich Hertz, que demonstrou experimentalmente a existência das ondas de rádio. Essas ondas permitiram a transmissão de sinais através do espaço.

Foto: Imagem de Duc Kieu por Pixabay

Guglielmo Marconi, por sua vez, foi o responsável por desenvolver a tecnologia que permitia a comunicação sem fio. Ele utilizou as descobertas de Hertz e Maxwell para criar um sistema de transmissão e recepção de sinais de rádio. Em 1895, Marconi conseguiu transmitir sinais de rádio a distâncias cada vez maiores.

Foto: Imagem de Jorge Guillen por Pixabay

Sua grande conquista ocorreu em 1901, quando ele enviou uma mensagem de rádio através do Atlântico, da Inglaterra para o Canadá, consolidando sua fama como o inventor do rádio. No entanto, outros cientistas também desempenharam papéis fundamentais.

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: