O filme "O Brutalista", estrelado pelo ator americano Adrien Brody, conquistou 10 indicações ao Oscar 2025 e é um forte candidato ao prêmio. O longa ganhou o Globo de Ouro de Melhor Drama, e seu diretor Brady Corbet também faturou o prêmio na direção.
Foto: reprodução
A trama acompanha Lászlo Tóth, um arquiteto judeu húngaro que sobrevive ao Holocausto e busca reconstruir sua vida nos Estados Unidos, enfrentando dificuldades para se estabelecer.
Foto: reprodução
Embora fictício, o personagem permitiu a Brody uma atuação amplamente elogiada, sendo comparada ao seu desempenho em "O Pianista" (2002).
Foto: reprodução
Uma das indicações de "O Brutalista" é justamente a de Melhor Ator para Adrien Brody, que chega com muitas chances de vencer. Ele, inclusive, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em filme de Drama pelo papel. Veja a trajetória do ator, que já viveu polêmica no Oscar!
Foto: wikimedia commons/Georges Biard
Nascido em 14 de abril de 1973, no bairro do Queens, em Nova York, Adrien Brody cresceu em um ambiente artístico que influenciou sua trajetória de vida.
Foto: wikimedia commons/Rita Molnár
Brody é filho de Elliot Brody, um professor de história, e Sylvia Plachy, uma fotógrafa de origem húngara.
Foto: flickr - Tabercil
Ainda jovem, ele frequentou a Fiorello H. LaGuardia High School of Music and Art and Performing Arts, uma escola conhecida por formar talentos artísticos.
Foto: wikimedia commons/Kidfly182
Sua carreira profissional começou no fim da década de 1980 e início da de 1990, com participações em filmes independentes e séries de televisão.
Foto: reprodução
Em 1993, estrelou "O Inventor de Ilusões", do diretor Steven Soderbergh (de "Onze Homens e Um Segredo", 2001).
Foto: reprodução
No entanto, Brody só veio ganhar fama e prestígio internacional ao interpretar Władysław Szpilman em "O Pianista" (2002), dirigido por Roman Polanski ("O Bebê de Rosemary", 1968).
Foto: divulgação/Focus Features
Com uma atuação comovente de um pianista judeu que sobrevive ao Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, Brody se tornou o ator mais jovem a ganhar o Oscar de Melhor Ator, aos 29 anos.
Foto: divulgação/Focus Features
Na época, ganhou repercussão o fato de que ele perdeu cerca de 13 quilos, aprendeu a tocar piano e se isolou socialmente para captar a essência de Szpilman.
Foto: divulgação/Focus Features
A cerimônia do Oscar em que Brody recebeu o prêmio de Melhor Ator, em 2003, ficou marcada por um acontecimento inusitado, que se tornou um dos mais controversos da história do evento.
Foto: reprodução/youtube
Quando seu nome foi anunciado, Brody subiu ao palco visivelmente emocionado. Ao receber a estatueta das mãos de Halle Berry, que apresentava a categoria, ele deu um beijo na boca da atriz, surpreendendo tanto Berry quanto a audiência.
Foto: reprodução/youtube
A plateia reagiu com risos e aplausos diante da cena inesperada. Em uma entrevista, Berry afirmou ter ficado pega de surpresa, mas levou a situação com bom humor, dizendo que "não havia como se preparar para aquilo".
Foto: reprodução
Além de "O Pianista", Brody construiu uma carreira diversificada, atuando em filmes de diversos gêneros.
Foto: divulgação/Touchstone Pictures
Em 1998, por exemplo, atuou no épico de guerra "Além da Linha Vermelha", de Terrence Malick ("A Árvore da Vida", 2011).
Foto: reprodução
Entre outros de seus trabalhos mais conhecidos estão atuações em "A Vila" (2004), dirigido por M. Night Shyamalan, e "King Kong" (2005 - foto), dirigido por Peter Jackson.
Foto: divulgação
Brody também é conhecido por sua parceria com o diretor Wes Anderson. Eles trabalharam juntos em: "Viagem a Darjeeling" (2007), "O Fantástico Sr. Raposo" (2009), "O Grande Hotel Budapeste" (2014), "A Crônica Francesa" (2021) e "Asteroid City" (2023).
Foto: divulgação/Fox Searchlight Pictures
Fora isso, Brody também já atuou no terror/ficção-científica "Predadores" (2010) e na comédia romântica "Meia-Noite em Paris" (2011), de Woody Allen, no qual viveu o artista plástico Salvador Dalí (foto).
Foto: Divulgação
Além disso, Brody também fez participações em séries aclamadas, como "Peaky Blinders" (2013–2022) e "Succession" (2018–2023, foto).
Foto: reprodução/hbo
Desde 2009, o ator também tem investido na produção. Ele produziu filmes como "Giallo - Reféns do Medo" (2009), "O Substituto" (2011) e "Passado Violento" (2021 - foto).
Foto: divulgação
Na vida pessoal, Brody namorou a atriz e modelo espanhola Elsa Pataky, de 2006 a 2009. Desde 2020, ele vive um relacionamento com a também atriz Georgina Chapman (foto).
Foto: reprodução/youtube
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: reprodução