"Golden" vence a categoria de Melhor Canção Original no Globo de Ouro 2026

Foto: Reprodução Youtube

“Golden” venceu a categoria de Melhor Canção Original no Globo de Ouro 2026 e se tornou a primeira música de K-Pop a receber essa premiação. A música integra a trilha sonora do filme de animação “Guerreiras do K-Pop”, produção da Sony em parceria com a Netflix, que figurou entre os principais destaques da cerimônia realizada no em 11 de janeiro de 2026.

Foto: Reprodução Youtube

Nessa categoria, “Golden” disputou o prêmio com “Dream as One”, do filme Avatar: Fogo e Cinzas, “I Lied to You”, de Pecadores, “No Place Like Home” e “The Girl in the Bubble”, ambas do longa Wicked: For Good, além de “Train Dreams”, do filme de mesmo nome.

Foto: Divulgação

“Guerreiras do K-Pop”, que também venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação, foi criado por Maggie Kang, que divide a direção com Chris Appelhans. A trama acompanha três estrelas do K-pop que formam o grupo feminino fictício “HUNTR/X”, composto por Rumi, Mira e Zoey, personagens que conciliam a carreira musical com missões secretas contra ameaças sobrenaturais.

Foto: Divulgação

A canção “Golden” foi criada por uma equipe de produtores que inclui Teddy Park, Ido, Lindgren e outros colaboradores ligados à indústria do K-Pop. A letra foi escrita por Kim Eun-Jae, conhecida artisticamente como EJAE, em parceria com Mark Sonnenblick.

Foto: Reprodução Instagram /@ejae_k

A interpretação vocal de “Golden” também ficou a cargo de EJAE junto de Audrey Nuna e Rei Ami. As músicas atribuídas ao grupo fictício “HUNTR/X” utilizam as vozes cantadas dessas três artistas, que representam Rumi, Mira e Zoey. Já os diálogos das personagens contam com dublagem de Arden Cho, May Hong e Ji-young Yoo, respectivamente.

Foto: Reprodução Instagram /@ejae_k

A música teve sua criação inspirada em artistas do hip hop internacional. Em entrevista ao The New York Times, o codiretor Chris Appelhans citou referências como The Notorious B.I.G., Drake, Eminem e Lil Wayne, e destacou a canção “Juicy” como influência principal.

Foto: reprodução

A diretora Maggie Kang revelou que cerca de oito versões de “Golden” foram gravadas até chegar à definitiva. Durante o processo, EJAE foi estimulada a explorar o registro vocal mais alto possível, algo que a cantora descreveu como extremo, por se tratar de um alcance desconfortável e pouco viável para apresentações ao vivo. Apesar de conseguir alcançar as notas, ela explicou que a música quase não oferece pausas para respiração.

Foto: Reprodução Youtube

Além do Globo de Ouro, “Golden” recebeu o prêmio de Melhor Canção Original de Filme no Critics Choice Awards 2026.

Foto: Reprodução Youtube

A música também obteve cinco indicações ao Grammy 2026, incluindo Canção do Ano, Melhor Performance de Duo ou Grupo Pop, Melhor Canção Escrita para Mídia Visual e Melhor Gravação Remixada. A trilha sonora do filme também foi indicada na categoria Melhor Álbum de Trilha Sonora para Mídia Visual no Grammy.

Foto: Divulgação

No Reino Unido, “Golden” quebrou um recorde de 56 anos na UK Singles Chart. Com nove semanas não consecutivas na liderança, a faixa passou a deter a maior permanência em primeiro lugar já registrada por um artista fictício de animação no país. O recorde anterior pertencia a “Sugar, Sugar”, dos The Archies, lançada em 1969.

Foto: Reprodução Youtube

A música alcançou o primeiro lugar das paradas em mais de 30 países, incluindo Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, “Golden” recebeu certificação de Disco Duplo de Platina, impulsionada por vendas e números de streaming acumulados.

Foto: Divulgação

Na Coreia do Sul, a música conquistou um Perfect All-Kill ao ocupar simultaneamente o primeiro lugar em todas as principais paradas digitais do país.

Foto: Divulgação

O desempenho também foi ótimo nas paradas da Billboard, com liderança em rankings como a Billboard Global 200 e a Billboard Hot 100.

Foto: Divulgação

“Golden” é a primeira música interpretada por um grupo feminino a alcançar o número um da Billboard Hot 100 desde o Destiny’s Child. O feito ocorreu 24 anos após Kelly Rowland, Beyoncé e Michelle Williams liderarem a parada com “Bootylicious”.

Foto: Divulgação

A canção é a nona música de K-Pop a chegar ao topo da Billboard Hot 100, após seis faixas do BTS — “Savage Love”, “Dynamite”, “Life Goes On”, “Butter”, “Permission To Dance” e “My Universe” — além de “Seven”, de Jungkook, e “Like Crazy”, de Jimin, estes dois últimos lançamentos solo de integrantes do grupo.

Foto: Divulgação

“Golden” também se tornou o primeiro título interpretado por um ato fictício a alcançar o primeiro lugar da Billboard Hot 100 desde “We Don’t Talk About Bruno”, da animação “Encanto”.

Foto: Divulgação

Além desse desempenho, a trilha sonora de “Guerreiras do K-Pop” colocou oito faixas simultaneamente na Billboard Hot 100, um feito raro para um filme de animação.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução Youtube