Dirigido por Adam Wingard, o filme une os dois poderosos gigantes contra uma ameaça mortal que ameaça as espécies. Partindo dos mistérios da Ilha da Caveira e da Terra Oca, o filme explora a batalha de Titãs que forjou esses seres.
Foto: Divulgação
"O Novo Império" faz parte de uma franquia que atingiu seu ápice na cerimônia do Oscar em 10/3/2024. Afinal, "Godzilla Minus One" fez história ao ganhar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais dentre os filmes lançados em 2023. Será que "O Novo Império" fará o mesmo sucesso no Oscar em 2025?
Foto: Divulgação
Foi a primeira vez que um filme da saga, que já tem 70 anos, foi indicado e venceu uma estatueta do prêmio mais importante do cinema. Além disso, "Godzilla Minus One" tornou-se o primeiro em língua não inglesa a ganhar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais em quase 100 anos de história do Oscar.
Foto: reprodução abc
O diretor do filme, Takashi Yamazaki, chegou ao tapete vermelho da premiação segurando uma estátua de "ouro" do monstrengo. O detalhe rendeu muitos comentários na web.
Foto: reprodução x @variety
Para comemorar o feito, a equipe do filme subiu ao palco para receber o prêmio segurando as miniaturas do Godzilla.
Foto: reprodução abc
Antes de começar a cerimônia, todos eles posaram com sapatos que faziam referência às garras do personagem.
Foto: Reprodução/Toho
A vitória do filme surpreendeu a crítica especializada, que apostava no prêmio indo para "Resistência" (2023), do diretor Gareth Edwards (de "Rogue One: Uma História Star Wars").
Foto: divulgação / 20th Century Studios
A trama de "Godzilla Minus One" se passa em um Japão devastado após o término da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo em que o país precisa lidar com surgimento do temido monstro gigante.
Foto: divulgação
Godzilla, ou "Gojira" em japonês, foi criado em 1954 no filme homônimo da Toho Studios. Sua criação original foi inspirada pelo medo das armas nucleares após os ataques a Hiroshima e Nagasaki. Uma inspiração no começo da Era Atômica.
Foto: Divulgação
O monstro gigante representava a fúria da natureza e o potencial destrutivo da tecnologia humana.
Foto: reprodução
O nome Godzilla é uma combinação das palavras japonesas gorira (gorila) e kujira (baleia), representando sua força e origem aquática.
Foto: reprodução
O tamanho de Godzilla varia de acordo com o filme, mas geralmente ele tem entre 50 e 100 metros de altura.
Foto: reprodução
Ao longo de sua história, Godzilla passou por diversas interpretações. Inicialmente, era um símbolo do medo nuclear. Com o tempo, tornou-se um guardião do Japão, protegendo o país de outras ameaças monstruosas.
Foto: divulgação Warner Bros. Picture
Mais recentemente, Godzilla passou a ser visto como uma crítica aos impactos ambientais causados pelo ser humano.
Foto: divulgação Warner Bros. Picture
Godzilla já estrelou mais de 30 filmes, divididos em diferentes eras. Confira algumas das obras mais famosas do popular monstro japonês!
Foto: montagem / reprodução / divulgação
"Godzilla" (1954): Dirigido por Ishirō Honda, o filme se tornou um marco na história do cinema por ter sido o primeiro a apresentar o monstro gigante nas telonas.
Foto: wikimedia commons Toho Company Ltd.
No enredo -- que serve de base para quase todos os filmes --, um monstro gigantesco e radioativo chamado Godzilla emerge do oceano e começa a atacar Tóquio, deixando um rastro de destruição em seu caminho.
Foto: divulgação / toho company
"Godzilla Contra-Ataca" (1955) - A sequência direta do filme original, lançada um ano depois, foca na batalha do Godzilla contra o monstro monstro Anguirus.
Foto: divulgação / toho company
"King Kong vs. Godzilla" (1962): Também foi aqui a primeira vez que "Gojira" e outro monstro já muito popular na época, o King Kong, se enfrentaram em um filme.
Foto: divulgação / toho company
"Godzilla Contra a Ilha Sagrada" (1964): Nesse filme foi a primeira vez que foi apresentada outra criatura icônica do cinema japonês: a Mothra.
Foto: divulgação / toho company
"Godzilla" (1998): A primeira versão norte-americana do Godzilla foi dirigida pelo Roland Emmerich (de "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã") e recebeu muitas críticas negativas. O filme contava com Matthew Broderick e Jean Reno no elenco.
Foto: reprodução
"Godzilla, Mothra e King Ghidorah: Ataque dos Monstros" (2001): Esse filme reúne vários dos monstros mais famosos da franquia e é um dos mais queridos pelos fãs.
Foto: reprodução
"Godzilla" (2014): Em 2014, a franquia sofreu um reboot com mais uma versão americana, dirigida por Gareth Edwards -- sim, o mesmo de "Rogue One: Uma História Star Wars" --, que deu início ao chamado "MonsterVerse" (ou "Universo dos Monstros").
Foto: reprodução
A história ganhou duas continuações diretas: "Godzilla II: Rei dos Monstros" (2019) e "Godzilla vs. Kong" (2021).
Foto: divulgação / Warner Bros. Pictures
E mais uma continuação encheu o telão. Justamente "Godzilla e Kong: O Novo Império", que estreou em 24/3/2024 nos cinemas e agora está no streaming.
Foto: divulgação
Godzilla se tornou um dos personagens mais influentes da cultura popular e um dos personagens mais queridos do Japão. Até hoje é considerado um verdadeiro símbolo nacional por lá.
Foto: wikimedia commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação