Proporção Áurea: por que Robert Pattinson é o mais bonito do mundo?

Calculado por especialistas é baseado em modelo que valoriza eurocentrismo

Foto: Reprodução

Especialistas calcularam...

... e chegaram à conclusão que os traços de Pattinson são os mais próximos da perfeição. O estudo, divulgado pelo site Brightside, se baseou na Proporção Áurea. (01/11)

Foto: Reuters

Análise completa 🔍

Foram analisados 12 pontos-chave do rosto do ator, como olhos, sobrancelha, nariz, lábios, queixo, mandíbula e o formato de sua face. (02/11)

Foto: Reprodução/Instagram/@drjuliandesilva

Foto: Reprodução

Proporção Áurea

É um cálculo grego muito antigo e complicado. O objetivo é ter uma forma "perfeita", que seja agradável aos olhos. Por isso, é chamada também de razão de ouro. (04/11)

Foto: Reprodução

Forma perfeita φ

"São proporções harmônicas, belas, que despertam o olhar do homem". Quem explica é a matemática Marli Duffles Donato Moreira, da UFV. (05/11)

Foto: Reprodução

Mas como..?

Ela existe quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa, dividida pela parte menor, é igual à soma das duas divididas pela maior, resultando em 1.618, o número phi (φ). (06/11)

Foto: Reprodução

Pirâmides, esculturas, quadros famosos...

... e até cartões de crédito. Esse cálculo é muito usado nas artes, arquitetura e até mesmo no marketing. (07/11)

Foto: Reprodução

Outros bonitões foram...

Em segundo lugar da lista dos rostos mais próximos da perfeição, ficou o ator Henry Cavill, seguido por Bradley Cooper, Brad Pitt e George Clooney. (08/11)

Foto: ePipoca

Mulheres? Temos!

Amber Heard foi a melhor colocada entre as mulheres. Depois, aparecem Kim Kardashian, Kate Moss e Emily Ratajkowski. (09/11)

Foto: Flipar

Mas atenção 🚨

É um cálculo euro centrista, alerta a matemática. "É centrada no homem branco, europeu. Não podemos dizer que temos só esse padrão de beleza", aponta. (10/11)

Foto: ePipoca

Acompanhe o Terra 🦇

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (11/11)

Foto: Reprodução