Pra quem não viu: Apresentador da Globo aconselha público a desligar TV
A alta cúpula da TV Globo não ficou nada satisfeita com uma declaração dada pelo jornalista José Roberto Burnier durante a exibição do telejornal SP1. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Foto: reprodução globoplay
Escalado para o plantão de 20/5, o apresentador incentivou o público a desligar a TV e ir curtir o fim de semana.
Foto: reprodução globoplay
Segundo rumores, a direção da emissora não curtiu nada e considerou a fala “infeliz”.
Foto: reprodução globoplay
Caso o espectador tenha seguido o conselho de Burnier e desligado a televisão naquele momento, retornando apenas quando o programa SP2 começasse, ele teria deixado de assistir a seis programas da Globo.
Foto: reprodução globoplay
As duas edições do telejornal local são intercaladas na programação pelo Globo Esporte, Jornal Hoje, além da estreia da nova temporada de “Mistura Paulista”.
Foto: divulgação
Depois, vão ao ar “O Melhor da Escolinha”, “Caldeirão com Mion” e o capítulo da novela Amor Perfeito.
Foto: divulgação
Mas informações de dentro da emissora dão conta de que o jornalista não será punido ou advertido pela declaração “sem noção”.
Foto: reprodução globoplay
José Roberto Burnier é jornalista e atualmente trabalha na TV Globo de São Paulo, onde geralmente apresenta o SPTV 2ª edição.
Foto: reprodução instagram
Ele é formado em rádio e televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado e teve seu primeiro estágio na EPTV Campinas, afiliada da TV Globo, em 1983.
Foto: reprodução instagram
Em 1986, Burnier começou a trabalhar no Globo Rural. Após dois anos, ele deixou o programa e passou a atuar na redação de jornalismo em São Paulo.
Foto: reprodução instagram
Posteriormente, teve uma experiência profissional em Brasília, onde participou da cobertura da Assembleia Constituinte e das eleições presidenciais brasileiras de 1989, quando acompanhou a campanha do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: reprodução youtube
A partir dali, Burnier passou a ser escalado para cobrir todas as eleições presidenciais.
Foto: reprodução instagram
Outra cobertura marcante do jornalista foi a do “massacre do Carandiru”, ocorrido em 2 de outubro de 1992.
Foto: reprodução tv globo
Entre 1994 e 1996, Burnier foi o editor-chefe e âncora do telejornal “Bom dia São Paulo”. Nessa época, foi o responsável por acompanhar a chegada do corpo e o enterro do piloto Ayrton Senna.
Foto: reprodução tv globo
Em 2004, o jornalista tornou-se o primeiro correspondente fixo da TV Globo, em Buenos Aires, onde ficou até 2006.
Foto: reprodução instagram
Nesse período, cobriu eventos marcantes ocorridos na América Latina, tais como o plebiscito de revogação do mandato do presidente venezuelano Hugo Chávez, em dezembro de 2004, e a eleição do presidente boliviano Evo Morales, em dezembro de 2005.
Foto: reprodução instagram
Burnier também cobriu outros eventos importantes no Brasil como julgamento de Suzane Richthofen e dos irmãos Cravinhos, acusados pelo assassinato dos pais da jovem, a queda do avião da TAM em 2007, e o assassinato de Isabela Nardoni em março de 2008.
Foto: reprodução tv globo
Em julho de 2018, Burnier encerrou seu trabalho como repórter no Jornal Nacional e ingressou na GloboNews, onde assumiu a apresentação de um telejornal matinal chamado “GloboNews em Ponto”.
Foto: reprodução globonews
Posteriormente, em junho de 2021, Burnier deixou esse telejornal para assumir a apresentação de um novo programa da emissora, o “Conexão GloboNews”, ao lado das jornalistas Camila Bomfim e Leilane Neubarth.
Foto: reprodução globonews
Após a saída do jornalista Carlos Tramontina da TV Globo, foi oficializado que Burnier assumiria a posição de apresentador principal do SP2, onde está até hoje. Em de julho de 2022, o jornalista também fez sua estreia como apresentador convidado no Jornal da Globo.
Foto: reprodução instagram
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: reprodução globoplay