Inesquecíveis! Aventureiro e seu cão viajante deixaram saudade
Foto: Instagrams @shurastey_ @shurastey.dogs
Relembrando fatos impactantes de 2022: Uma morte foi muito lamentada na Internet. Na verdade: duas mortes. A do influenciador Jesse Koz e de seu cachorro Shurastey, que viajavam o mundo na companhia de um fusca. O FLIPAR! mostrou na ocasião.
Foto: Instagrams @shurastey_ @shurastey.dogs
Eles morreram em 23/5/2022), durante um acidente de trânsito na cidade de Portland, no estado do Oregon, que fica no Noroeste dos EUA. Jesse tentou fugir de um engarrafamento, mas perdeu o controle do carro e foi para o outro lado da pista, quando bateu em um Ford Escape.
Foto: Instagram @shurastey_
Jesse e Shurastey morreram na hora. Estima-se que isso aconteceu pelo fato do fusca ser um carro bem menor do que o Ford Escape, além de estar em uma velocidade bem menor. A motorista do outro veículo, Eileen Huss, de 62 anos, foi hospitalizada. Ela estava com uma criança, que não se feriu.
Foto: Instagram @shurastey_
Eles começaram a ficar famosos em 2017, quando iniciaram suas viagens pelo mundo. Eles já tinham conhecido 17 países e rodado mais de 85 mil km na companhia de um fusca 1978, que também tinha um nome para lá de curioso: Dodongo.
Foto: Instagram @shurastey.dogs
O objetivo deles era chegar ao Alasca, estado que pertence aos EUA, mas que fica em território canadense. Na conta de Jesse, ele chegaria ao destino em setembro de 2022.
Foto: Reprodução do site epocanegocios.globo.com/Informacao
Jesse era catarinense, da cidade de Balneário Camboriú. O seu fusca levava a placa da cidade, que era um grande motivo de orgulho para Koz, que completou 29 anos em janeiro. Já Shurastey, um Golden Retriever, tinha pouco mais de 6 anos, algo equivalente aos 50 anos no envelhecimento humano.
Foto: Instagram @shurastey_
O nome Shurastey era uma clara homenagem à música "Should I Stay or Should I Go", de 1981, da banda de punk rock britânica The Clash. Em bom português, a música significa "Devo ficar ou devo ir"?
Foto: Instagram @shurastey.dogs
Aliás, essa "missão" deles, de ir conhecer o Alasca, se chamava "Shurastey or Shuraigow?", mais uma clara referência à música. Antes dos falecimentos, os dois tinham um perfil no Instagram com cerca de 400 mil seguidores. Logo após a notícia da morte, passou para 800 mil seguidores.
Foto: Instagram @shurastey_
Individualmente, eles também tinham muitos seguidores: Jesse Koz contava com cerca de 200 mil, enquanto o cachorro tinha aproximadamente 100 mil. Jesse também tinha um site, onde comprava e revendia alguns itens, além de produzir algumas coisas, tudo com o objetivo de financiar a viagem.
Foto: Instagram @shurastey.dogs
Numa postagem que chamou atenção, Koz tinha falado de seu amor pelo cachorro: "Ele não quer saber se é de fusca, ou de carro novo, se eu estou bem vestido ou se engordei. O que importa é estar do meu lado, essa amizade é a mais pura e verdadeira que qualquer ser humano poderia ter.", disse.
Foto: Instagram @shurastey_
A última postagem de Jesse no Instagram foi em 19/5. quando publicou uma foto em San Francisco, no estado da Califórnia, que fica a cerca de 17 horas de carro do local do acidente fatal.
Foto: Instagram @jessekoz
O trio Jesse, Shurastey e Dodongo estava fazendo tanto sucesso, que já até aparecia em programas de TV. O catarinense foi entrevistado, por exemplo, pelo jornalista e youtuber Rafinha Bastos.
Foto: Instagram @/shurastey_
Em 2020, em uma entrevista ao jornalista Zeca Camargo, Jesse reforçou o quanto amava o seu cachorro: "Acho que se estivesse sozinho, já teria parado, porque a parte emocional pega muito. Você não tem contato com outras pessoas, não conversa com ninguém e ele me dá esse suporte emocional".
Foto: Instagram @shurastey_
Falando em jornalistas, quem lamentou muito a morte do influencer e seu cachorro foi o apresentador Celso Portioli, do SBT: "Não é possível. 😭😭😭😭 Que tristeza".
Foto: Instagram @jessekoz
Outro famoso que lamentou bastante foi o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o Rubinho. Ambos até tinham uma foto juntos: "Meu Deussss q coisa mais triste… RIP amigo. Foi um prazer conhecer vcs dois. Sinto muitissimo❤️".
Foto: Instagram @rubarrichello
Com mais de uma dezena de países no currículo, eles, claro, tiveram várias histórias interessantes, como a vez que o carro ficou preso em uma nevasca nos EUA. Na famosa Times Square, em Nova York, o trio fez muito sucesso.
Foto: Instagram @jessekoz
Além dos EUA, eles conheceram países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Paraguai, Costa Rica, Peru, Equador e Colômbia. Jesse tinha pelo menos outras duas grandes paixões: o Corinthians e motocicletas.
Foto: Instagram @jessekoz
Tanto Shurastey como Jesse foram cremados. Saudade da dupla que divertiu tanta gente, sempre com disposição e bom humor! Uma dupla inesquecível
Foto: Instagram @jessekoz
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Instagrams @shurastey_ @shurastey.dogs