Nascido em 26 de janeiro de 1925, em Shaker Heights, Ohio, Paul Leonard Newman começou sua trajetória no teatro e na televisão antes de explodir nas telas de cinema na década de 1950.
Foto: Domínio Público/MGM
Na Segunda Guerra Mundial, Newman serviu como operador de rádio e artilheiro de cauda em bombardeiros torpedeiros.
Foto: Domínio Público/Studio
Após conseguir dispensa da marinha americana, ele foi estudar teatro e economia no Kenyon College, em Ohio, em 1949. Depois, frequentou a Yale School of Drama e, posteriormente, o prestigiado Actors Studio, de Nova York.
Foto: Pixabay
No início dos anos 1950, Newman acumulou participações em séries de TV, como “Tales of Tomorrow”, “The Man Behind the Badge” e “The Web”.
Foto: Reprodução
Sua estreia no cinema em “O Cálice Sagrado”, de 1954, foi tão frustrante que ele chegou a pedir desculpas publicamente em um jornal.
Foto: Reprodução
Porém, logo o ator se redimiu com performances viscerais em filmes como “Marcado pela Sarjeta”, de 1956, e “Gata em Teto de Zinco Quente”, de 1958, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.
Foto: Reprodução
Foi nesse período que seus olhos azuis penetrantes se tornaram sua marca registrada, fazendo com que ele virasse um dos grandes galãs do cinema.
Foto: Reprodução
Outros filmes marcantes estrelados por Newman — e que também lhe renderam indicações ao Oscar — foram “Desafio à Corrupção”, de 1961, e “O Indomado”, de 1963.
Foto: Reprodução
Em 1969, Newman formou uma parceria memorável com Robert Redford no filme de aventura “Butch Cassidy”.
Foto: Reprodução
A dupla voltaria a trabalhar junta em “Golpe de Mestre”, de 1973, enorme sucesso de público e crítica que venceu o Oscar de Melhor Filme.
Foto: Reprodução
O longa contribuiu para consolidar de vez Newman como um dos rostos mais populares do cinema dos anos 1960 e 1970.
Foto: Reprodução
Ao longo da carreira, Paul Newman foi indicado dez vezes ao Oscar de atuação. Sua única estatueta veio em 1987, por “A Cor do Dinheiro”, de Martin Scorsese.
Foto: Reprodução
Além disso, recebeu dois prêmios honorários da Academia: o Oscar Honorário em 1986 pelo conjunto da obra e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt em 1994, reconhecimento por seu intenso trabalho filantrópico.
Foto: Reprodução
Entre outros filmes marcantes da sua carreira estão “Rebeldia Indomável”, de 1967, “Inferno na Torre”, de 1974, e “Estrada para Perdição”, de 2002.
Foto: Reprodução
Fora das telas, Newman também se destacou como piloto de automobilismo, competindo em corridas profissionais e participando de eventos como as 24 Horas de Le Mans.
Foto: Divulgação/Scuderia Milani
Outra faceta muito admirada foi seu engajamento social: em 1982, fundou a empresa Newman’s Own, que vende alimentos e destina 100% de seus lucros para projetos beneficentes.
Foto: Reprodução
Na vida pessoal, Newman foi casado duas vezes, mas sua união mais duradoura e célebre foi com a atriz Joanne Woodward, com quem se casou em 1958 e permaneceu até sua morte. O casal teve três filhas.
Foto: Domínio Público/20th Century Fox
Além delas, Newman já era pai de três filhos do seu primeiro casamento. O ator morreu em 26 de setembro de 2008, aos 83 anos, vítima de câncer de pulmão.
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Domínio Publico