Disruptiva e talentosa: relembre o legado de Aracy Balabanian

Atriz enfrentou preconceito na família e violência

Foto: Globo

Luto

Morreu nesta segunda-feira, 7, a atriz Aracy Balabanian. Dos 83 anos de vida, ela dedicou 50 deles à arte. Relembre sua vida e obra. (01/09)

Foto: Globo

Origem

Filha de imigrantes armênios, ela nasceu em 1940, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Lá, teve uma criação simples. (02/09)

Foto: Globo

Arte

Aracy começou a se interessar pela arte ainda na infância, após as irmãs mais velhas a levarem para assistir uma peça. Na juventude, ela decidiu estudar teatro na USP. (03/09)

Foto: Globo

Preconceito

A família não aceitava Aracy como atriz. Apenas o pai a apoiou. Segundo contou ao Memória Globo, era considerado "feio" uma mulher fazer teatro e não ser dona de casa. (04/09)

Foto: Globo

Carreira

Ela começou a atuar em pequenos comércios acompanhada de companhias de teatro. O sucesso chegou em 1965, quando foi convidada para estrelar 'Antígona', na TV Tupi. (05/09)

Foto: Globo

Sucesso

Após 'Antígona', Aracy se tornou requisitada. Ao longo dos 50 anos de carreira, atuou em grandes projetos, sendo 'Coração Alado' (1980) e 'O Casarão' (1976), seus maiores trabalhos. (06/09)

Foto: Globo

Popularidade

Mas as personagens mais conhecidas foram Dona Armênia, de 'Rainha da Sucata', e Cassandra, do humorístico 'Sai de Baixo'. Aracy chegou a se desligar deste projeto devido a uma série de problemas, mas voltou ao programa. (07/09)

Foto: Globo

Vida pessoal

Decidida a não ser dona de casa, Aracy foi disruptiva. Ela escolheu não se casar e não ter filhos para se dedicar ao trabalho. Ela, inclusive, já revelou que foi vítima de violência e sofreu abortos. (08/09)

Foto: Globo

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (09/09)

Foto: Globo