Bruce Lee: Nascido no ano e na hora do Dragão

Foto: reprodução instagram brucelee

Um dos maiores nomes das artes marciais no mundo, Bruce Lee estaria hoje com 83 anos (completados em 27/11/2023). Ator, diretor e produtor de cinema, artista marcial e instrutor de lutas orientais, ele morreu em 20/7/1973, aos 32 anos.

Foto: reprodução instagram brucelee

Sua origem oriental fez com que tivesse 3 nomes dependendo do local: Lee Jun-fan no chinês tradicional, Li Xiaolong em mandarim e Lei Siu-lung em cantonês. Na foto, ele em primeiro plano, com a família.

Foto: domínio público

Muitos não sabem, mas Lee não nasceu na China. Ele é de São Francisco, Califórnia (EUA). Seus pais estavam em turnê na ópera chinesa quando o bebê nasceu em 27/11/1940. Depois, a família voltou a Hong Kong, que na época era colônia britânica.

Foto: domínio público

Bruce ganhou este nome da médica do hospital. O Lee era do pai, o cantor e ator Lee Hoi-cuen. O nome do bebê, Lee jun-fan, na pronúncia, significa "voltar de novo". É que sua mãe, Grace, queria retornar aos EUA futuramente.

Foto: domínio público

A ligação de Bruce com as artes marciais começou por causa do seu temperamento brigão. Após se envolver em lutas na rua e na escola, Bruce foi levado por um amigo, William Cheung (os dois na foto - Bruce à direita), para aulas de Wing Chun.

Foto: domínio público

Seu mestre era um dos mais conceituados do mundo em artes marciais: Yip Man. Nascido em Foshan, na China, em 1/10/1893, Yip formou muitos lutadores notórios. Na foto, Bruce, aos 18 anos, é treinado pelo mestre Yip Man.

Foto: domínio público

A partir do Wing Chun ensinado por Yip Man, Bruce desenvolveu uma de suas principais heranças nas artes marciais: o inovador Jeet Kune Do.

Foto: divulgação Amazon

No Jeet Kune Do, Bruce aperfeiçoou técnicas tradicionais mesclando com outros estilos, como Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Krav Magá e Full Contact, e usando inclusive elementos do boxe e da esgrima.

Foto: divulgação Amazon

O talento de Bruce para a interpretação era conhecido desde a infância. Ainda menino, ele atuou em filmes na Ásia. Na foto, ele veste casaco xadrez num filme.

Foto: domínio público

Aos 10 anos, ele estrelou, ao lado do pai, "The Kid", baseado num personagem de quadrinhos. Na foto, Bruce numa cena do filme.

Foto: domínio público

Quando completou 18 anos, Bruce já havia atuado em 20 filmes. Mas o sucesso só tornou-se mundial depois que ele foi para os EUA. Por causa de suas brigas, a mãe pediu que ele fosse morar com a irmã na América.

Foto: domínio público

Nos EUA, ele concluiu o ensino médio, ampliou o leque de artes marciais, participou de competições de lutas e passou a ser instrutor.

Foto: domínio público

Bruce Lee ficou conhecido por sua aptidão física e pelo desenvolvimento avançado dos músculos do corpo.

Foto: Concord Production wikimedia commons

Os músculos abdominais eram os mais chamativos. Duros como pedra. Mas Bruce também tinha muita pegada com as pernas. Chutes potentes que derrubavam facilmente os adversários.

Foto: reprodução youtube

Bruce treinou com tanto afinco e por tanto tempo que conseguiu imprimir uma força de 158 quilos num soco: a mesma do lendário pugilista Muhammad Ali. Detalhe: Ali pesava 107 kg e Bruce, 60 kg.

Foto: divulgação e domínio público Montagem Flipar

Bruce conseguia, em velocidade, dar um soco que tinha o impacto de um carro a 50 km/h.

Foto: Shiloni wikimedia commons

Nos EUA, primeiro ele fez TV. Foi Kato em "Besouro Verde", em 1966 e 1967.

Foto: domínio público

Em 1969, ele atuou no filme "Detetive Marlowe em Ação", no papel de Winslow Wong, ao lado do ator James Garner.

Foto: reprodução

Em 1971, fez a série "Longstreet", que teve 23 episódios. Ele estrelou ao lado de James Franciscus.

Foto: divulgação

Em 1971, estrelou "O Dragão Chinês", escrito e dirigido por Lo Wei. Um clássico das artes marciais que projetou Bruce Lee e o consagrou no telão.

Foto: reprodução youtube

Em 1972, atuou em "A fúria do dragão". No filme, ele interpreta Chen Jun, que investiga a morte de um professor.

Foto: reprodução youtube

Em 1972, também estrelou outro filme de sucesso: "O voo do Dragão".

Foto: divulgação

Em 1973, protagonizou "Operação Dragão". Na foto, ele luta com Chuck Norris, que era campeão mundial de karatê e fazia o seu primeiro papel importante no cinema.

Foto: reprodução youtube

A partir daí, a saúde de Bruce começou a dar problemas. Ele chegou a desmaiar no set de gravação. Teve convulsões e dor de cabeça. Foi diagnosticado com edema cerebral.

Foto: reprodução youtube

Bruce morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. Na época, ele filmava "O jogo da Morte" (ator e diretor). Tinha gravado 100 minutos. O cineasta Robert Clouse, então, complementou o restante com dublês e o filme foi lançado postumamente, em 1978.

Foto: reprodução youtube

No filme, ele contracena com Kareem Abdul-Jabaar, superastro do basquete, de 2,18m e 102 kg. Bruce tinha 1,72m e 60 kg.

Foto: reprodução youtube

Bruce está enterrado ao lado do filho Brandon, no cemitério Lake View, em Seattle (EUA). O menino era filho de Bruce com a esposa, Linda Lee.

Foto: Joe Mabel wikimedia commons

Brandon Lee nasceu em 1/2/1965 na Califórnia. Ele tinha 8 anos quando o pai morreu. Na foto, Bruce com Brandon no colo.

Foto: domínio público

Brandon virou ator e foi morto com um tiro acidental na barriga durante a gravação do filme "O Corvo" em 31/3/1993. Ele tinha 28 anos. Fez 6 filmes. Estava no auge da carreira.

Foto: reprodução instagram

A figura do Dragão chinês, presente na filmografia de Bruce, remete à mitologia chinesa. O dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para a criação do mundo.

Foto: josch 13 pixabay

Para Bruce, há um significado especial: ele nasceu na hora e no ano do Dragão! Presságio de homem poderoso.

Foto: divulgação

Bruce Lee tem uma estrela na concorrida Calçada da Fama de Hollywood.

Foto: Witchblue wikimedia commons

Em Hong Kong, uma estátua instalada na Avenida das Estrelas em 2009 mantém viva a memória do astro que projetou o lugar para o mundo.

Foto: wikimedia commons

Bruce Lee deixou como legado, além de sua arte, o seu pensamento: “Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil”, disse.

Foto: reprodução youtube

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução instagram brucelee