Séries de TV têm feito sucesso ao longo de décadas. Muitas são comédias de costumes sobre famílias desajustadas ou cheias de desafios a serem vencidos. Personagens hilários que marcam época. Nesta galeria, lembramos de algumas famílias queridas do grande público.
Foto: DCStudio Freepik
Um Maluco no Pedaço - 1990/1996
6 temporadas - A série revelou o ator Will Smith (de vermelho na foto), que tinha chamado atenção pela performance em videoclipes (é cantor) e queria atuar. Ele vive Will, jovem pobre que vai morar com os parentes ricos para ter educação de alto nível. Muita confusão na família Banks.
Foto: Divulgação
Eu, a Patroa e as Crianças - 2001/2005
5 temporadas - Michael é o chefe da família Kyle, marido carinhoso e pai moderno, que tem um jeito diferente de ensinar as lições da vida aos 3 filhos: o mais velho, nada inteligente; a do meio, preocupada apenas com a aparência e em atrair garotos; e a caçula, uma graça que vai se tornando irritante.
Foto: Divulgação / Touchstone Television/Wayans Bros. Entertainment
A Família Addams - 1964/1966
3 temporadas - Mostra os personagens criados por Charles Addams nos anos 1930. O patriarca Gomez, a mulher Morticia (que cultiva plantas venenosas), os filhos Wednesday (sádica) e Pugsley (desmiolado), a avó vidente, o tio "explosivo" e o mordomo Lurch adoram tudo que apavora os normais.
Foto: Reprodução / ABC/Hanna-Barbera/MGM
Perdidos no Espaço - 1965/1968
3 temporadas - Conta as aventuras da família Robinson, no "futuro ano de 1997". A Terra sofre com superpopulação e um professor, a mulher e os 3 filhos são selecionados para viajar pelo espaço e colonizar um planeta do sistema Alpha Centuri.
Foto: Reprodução / 20th Television/New Line Cinema
Família Dó-Ré-Mi - 1970/1974
4 temporadas - Uma viúva e seus cinco filhos se aventuram numa carreira musical, na cidade fictícia de San Pueblo (Califórnia). Após ensaiar na garagem, a família Partridge compra um ônibus escolar velho para excursionar fazendo apresentações.
Foto: Reprodução / ABC/Hanna-Barbera
Tal Mãe Tal Filha - 2000/2007
7 temporadas - Mostra uma mulher que cria a filha sozinha, numa cidade tranquila, após enfrentar atritos com a família de classe alta por engravidar aos 16 anos de idade. Ela precisa pedir empréstimo aos pais para a escola da filha e eles impõem exigências.
Foto: Divulgação / The WB
Família Soprano - 1999/2007
6 temporadas - Criada por David Chase, mostra uma família mafiosa cujo chefe sofre síndrome do pânico e tenta se tratar. Considerada uma das melhores séries já produzidas, alavancou a carreira dos atores do elenco.
Foto: Divulgação / HBO
All in The Family - 1971/1979
9 temporadas - Pioneiro em abordar certos temas, como racismo, homossexualidade, feminismo e aborto, o seriado unia um trabalhador teimoso e conservador, a mulher inteligente e simpática, a filha apaziguadora e o marido dela, estudante com ideias liberais.
Foto: CBS TV - Domínio Público
A Grande Família - 1972/1975
4 temporadas - Inspirado justamente no seriado All in The Family, a série brasileira foi rejeitada no começo porque o público não se identificava com as situações da comédia. Houve, então, uma reformulação e a família Silva passou a viver a rotina de moradores do subúrbio carioca.
Foto: Divulgação
A Grande Família - 2001/2014
A família Silva voltou adaptada aos costumes da virada do século. O honesto Lineu, a superprotetora Nenê, a mimada Bebel, o malandro Agostinho e o preguiçoso Tuco ficaram 13 anos no ar! O avô Floriano morreu em 2013 (junto com o ator Rogério Cardoso).
Foto: Reprodução / TV Globo
A Grande Família durou tanto que os personagens envelheceram no decorrer do seriado. Bebel e Tuco tiveram filhos, parentes apareceram em alguns episódios e outros personagens tiveram destaque: Mendonça, chefe de Lineu; a cabeleireira Marilda; o pasteleiro Beiçola; e o mecânico adúltero Paulão da Regulagem.
Foto: Divulgação TV Globo
Todo Mundo Odeia o Chris - 2005/2009
4 temporadas - O comediante Chris Rock narra a série baseada em sua própria vida e estrelada por Tyler James Williams. A história começa quando a família se muda para um bairro para onde "só doido vai".
Foto: Reprodução / CBS
Três é Demais - 1987/1995
8 temporadas - Um homem viúvo, cuja esposa morreu num acidente de carro, pede ajuda ao cunhado roqueiro e a seu melhor amigo para criar as três filhas pequenas. Desafios e situações hilárias na família Tanner.
Foto: Divulgação
Fuller House - 2016/2020
5 temporadas. Spin-off da série de 1987, lançada com selo original da Netflix, reprisa vários personagens e conta com participações especiais.
Foto: Divulgação / Netflix/Warner Bros.
Alf, o ETeimoso - 1986/1990
4 temporadas - Os Tanner acolheram o extraterrestre Alf, cuja aeronave caiu, e ele acabou virando membro da família. O marionetista e roteirista Paul Fusco deu vida ao ET, manipulando e fazendo a voz do boneco.
Foto: Divulgação / Warner Bros.
The Middle - 2009/2018
9 temporadas - Os Heck formam uma família de pai, mãe e 3 filhos, bem diferentes uns dos outros: um adolescente bom em esporte e fraco na escola; a irmã socialmente desajeitada; e o garoto mais novo, inteligente, leitor compulsivo, mas com comportamentos estranhos.
Foto: - Divulgação / ABC/Warner Channel
Modern Family - 2009/2020
11 temporadas - Os criadores Christopher Lloyd e Steven Levitan abordam a vida familiar em forma de documentário e os personagens falam com frequência para as câmeras, numa comunicação direta com os espectadores.
Foto: - Divulgação / ABC
Arnold - 1978/1986
Estrelada por Gary Coleman e Todd Bridges, a série abordava os problemas de aceitação de um homem branco ao adotar dois garotos negros. Mostrava também questões relativas à adolescência, sempre com bom humor.
Foto: Divulgação / NBC/ABC
Two and a Half Men - 2003/2015
12 temporadas - Sucesso na carreira do ator Charlie Sheen. Na série, o rico Charlie - que gasta o tempo com mulheres, carrões, bebidas e jogos - recebe o irmão (prestes a se divorciar) e o sobrinho, que passam a morar na casa. Mudança radical na vida da família Harper.
Foto: Reprodução / Warner Bros.
Acompanhe o Entre Telas
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries.
Foto: DCStudio Freepik