Relembre as principais polêmicas do Globo de Ouro

Entenda o que motivou os protestos, boicotes, acusações e muito mais.

Foto: Reprodução/NBC

Contexto

A 80ª edição do Globo de Ouro está chegando. Os vencedores são escolhidos anualmente pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood – organização que acumula diversos escândalos. (01/10)

Foto: Todd Antony/NBC

Sem representatividade

Em 2021, a imprensa norte-americana revelou que a Associação não tinha nenhuma pessoa negra dentre os 87 membros responsáveis pelo júri. A falta de diversidade impulsionou a revolta de diversos profissionais da indústria. (02/10)

Foto: Christopher Polk/NBC

Racismo

Naquele mesmo ano, veio à tona um e-mail de teor racista do jornalista Philip Berk, que presidia a premiação. Ele chamou o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) de "movimento de ódio", resultando na sua expulsão imediata. (03/10)

Foto: Reprodução/Getty Images

Denúncias de assédio

Além de ter sido exposto por racismo, Philip Berk foi acusado de assediar o ator Brendan Fraser em 2003. O astro revelou que o episódio traumático o deixou depressivo e desestimulou a continuidade de sua carreira. (04/10)

Foto: IMDb/Reprodução

Corrupção

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Los Angeles Times em 2021, pessoas que integram a bancada de avaliação aceitaram jantares, viagens e outros “mimos” em troca de nomeações. (05/10)

Foto: Frazer Harrison/Getty Images

Falta de prestígio

Todos os escândalos acabaram tirando o brilho da premiação. Em protesto, o aclamado ator Tom Cruise chegou a devolver as estatuetas conquistadas por seu trabalho nos filmes ‘Nascido em 4 de Julho’ (1989), ‘Jerry Maguire’ (1996) e ‘Magnólia’ (1999). (06/10)

Foto: Bei/Shutterstock

Boicotes

Com o apoio de diversos setores, a Netflix liderou o boicote ao evento em 2021. A própria NBC, emissora que detinha os direitos de transmissão, retirou o evento de sua grade no ano seguinte. O ator Brendan Fraser afirmou que não irá na edição deste ano. (07/10)

Foto: Reprodução/Shutterstock

O que vem por aí?

Apesar de tudo, nomes como Ana de Armas, Jamie Lee Curtis e Quentin Tarantino estão confirmados na edição de 2023. Resta saber se a organização aprendeu alguma lição com os seus próprios erros. (08/10)

Foto: Reprodução/Globo de Ouro

Onde assistir?

A premiação acontece nesta terça (10), a partir das 22h (horário de Brasília). Nos Estados Unidos, ela será exibida na NBC e pela plataforma de streaming Peacock. Porém, vale lembrar que não teremos transmissão no Brasil. (09/10)

Foto: KEVIN MAZUR/GETTY IMAGES

Acompanhe o Entre Telas 🎬

Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries. (10/10)

Foto: Paul Drinkwater/NBC