Novo filme
Na próxima quinta, 6, os cinemas vão receber uma obra inédita do cineasta José Mojica Marins. Autor, roteirista, apresentador e ator, Marins é o percussor do cinema de terror no Brasil. (01/08)
Foto: Divulgação
Nascimento
José Mojica Marins nasceu no dia 11 de março de 1936, mas só foi registrado dois dias depois, numa sexta-feira 13. Ele cresceu assistindo a todo o tipo de filme, já que o pai era gerente de um cinema em São Paulo. (02/08)
Foto: Divulgação
Filho prodígio
Ainda criança, ele ganhou sua primeira filmadora e brincava de filmar os amigos e parentes. Aos 20 anos, ele criou uma escola para formar aspirantes em atores de suas obras. (03/08)
Foto: Divulgação
Zé do Caixão
A inspiração para o seu personagem mais icônico veio de um pesadelo. Ele próprio atuou como Zé do Caixão em 'À Meia-Noite Levarei Sua Alma' (1964), considerado um dos primeiros filmes de terror 100% brasileiros. (04/08)
Foto: Divulgação
Problemas com a ditadura
No seu auge, Marins lançava um filme por ano, mas tinha problemas com a censura da ditadura, que exigia mudanças nos finais e até sugeria que ele fosse preso. (05/08)
Foto: Divulgação
Fama internacional
A obra de Marins é amada por fãs de terror ao redor do mundo, e seus filmes já foram exibidos em grandes festivais. Existem planos para um remake de 'À Meia-Noite' nos EUA. (06/08)
Foto: Divulgação
Despedida
Marins morreu em fevereiro de 2020, tendo dirigido mais de 40 filmes e atuado em mais de 50, além de ter escrito livros e HQ’s e apresentado programas de televisão. Zé do Caixão virou uma figura do folclore nacional. (07/08)
Foto: Divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (08/08)
Foto: Divulgação