1 - Barry Jenkins
A carreira do diretor é multipremiada. Com 'Moonlight' (2016), ele garantiu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Adaptado, que foi assinado pelo cineasta em parceria com Tarell Alvin McCraney. Veja na HBO Max. (01/11)
Foto: Reprodução/IMDb
2 - Ava DuVernay
Ela dirigiu 'Selma: Uma Luta pela Igualdade' (2014), filme que narra a trajetória de Martin Luther King Jr. e está no Prime Video. Também criou a minissérie da Netflix 'Olhos que Condenam' (2019), focada na história real de cinco adolescentes que foram presos injustamente. (02/11)
Foto: Reprodução/IMDb
3 - Jeferson De
O diretor e roteirista é natural de Taubaté, cidade do interior de São Paulo. Assista aos longas 'M8 - Quando a Morte Socorre a Vida' (2019) na Netflix e 'Doutor Gama' (2021) – que conta a história do abolicionista Luiz Gama – no Globoplay. (03/11)
Foto: Reprodução/IMDb
4 - Spike Lee
Com um currículo reverenciado, o cineasta estadunidense é conhecido por sua habilidade em explorar as complexidades das relações raciais e os problemas sociais em seu país. Veja o icônico filme 'Faça a Coisa Certa' (1989) no Prime Video. (04/11)
Foto: Reprodução/IMDb
5 - Viviane Ferreira
A cineasta soteropolitana é fundadora da Odun Filmes, produtora focada em conteúdo identitário, além de ser uma das idealizadoras da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Ela dirige a sequência 'Ó Paí, Ó 2' (2023), que estreia quinta-feira (23) nos cinemas. (05/11)
Foto: Reprodução/Edilson Dantas/Agência O Globo
6 - Charles Burnett
Considerado um dos melhores cineastas dos Estados Unidos, ele é famoso por retratar as famílias negras do país de uma forma realística e íntima. Seu filme mais conhecido é 'O Matador de Ovelhas' (1978), que faz parte do catálogo do MUBI mas não está em exibição no momento. (06/11)
Foto: Reprodução/IMDb
7 - Yance Ford
O diretor estadunidense se destacou com 'Strong Island' (2017), que investiga o assassinato de seu próprio irmão. Ao concorrer na categoria de Melhor Documentário, ele fez história ao se tornar o primeiro homem transgênero indicado ao Oscar. Veja na Netflix. (07/11)
Foto: Reprodução/IMDb
8 - Nia DaCosta
Ela se consagrou como a primeira mulher negra e a mais jovem a dirigir um filme do MCU com 'As Marvels' (2023), que está em exibição nos cinemas. A estadunidense de 34 anos chamou a atenção da indústria com 'Passando dos Limites' (2018), disponível no Prime Video. (08/11)
Foto: Reprodução/IMDb
9 - Joel Zito Araújo
O trabalho do cineasta e pesquisador mineiro questiona o papel da população negra na sociedade. Você pode conferir a comédia dramática 'O Pai da Rita' (2021) com assinatura premium no Globoplay ou Prime Video. (09/11)
Foto: Reprodução/Edison Vara/Agência Pressphoto
10 - Jordan Peele
O projeto mais famoso do diretor norte-americano é 'Corra!' (2017), que está na Netflix. O filme de terror psicológico lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Original, fazendo com que ele se tornasse o primeiro negro a receber um prêmio na categoria. (10/11)
Foto: Reprodução/IMDb
Acompanhe o Entre Telas 🎬
Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries. (11/11)
Foto: Reprodução/Marcus Leoni/Itaú Cultural