25 anos de ‘Central do Brasil’: sete curiosidades sobre o filme

A produção é considerada um dos maiores clássicos do cinema nacional.

Foto: Reprodução

1 - O escolhido

Vinícius de Oliveira, ator que interpretou o menino Josué, trabalhava como engraxate antes de ser selecionado para o papel. Ele disputou a vaga com outras 1.500 crianças. (01/11)

Foto: Reprodução

2 - Brasil no Oscar

O papel de Dora garantiu a Fernanda Montenegro uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz, em 1999, tornando-se a primeira artista da América Latina a concorrer na categoria. (02/11)

Foto: Vince Bucci/AFP/ Getty Images

3 - Aclamado pela crítica

O longa recebeu várias indicações a prêmios e conquistou alguns importantes, como o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival de Berlim, um Globo de Ouro e um BAFTA como Melhor Filme Estrangeiro. (03/11)

Foto: Hal Garb/AFP/Getty Images

4 - Relançamento

Em 2018, para comemorar as duas décadas de estreia, o filme foi exibido novamente nos cinemas e também foi relançado na versão DVD. (04/11)

Foto: Reprodução

5 - Memorável

O filme está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos segundo a ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), conquistando a 11ª posição. (05/11)

Foto: Divulgação

6 - Entrou para a história

Fernanda Montenegro coleciona 70 anos de uma carreira bem-sucedida no teatro, cinema e televisão. Ela continua sendo a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar, além de ser uma das artistas mais queridas do nosso país. (06/11)

Foto: Fe Pinheiro/Agência O Globo

7 - Novos projetos

O ator Vinícius de Oliveira voltou a trabalhar com o diretor Walter Salles um ano após o lançamento de ‘Central do Brasil’. Ele atuou ao lado de Rodrigo Santoro em ‘Abril Despedaçado’. (07/11)

Foto: Divulgação/MUBI

Por onde anda Vinícius de Oliveira?

Atualmente, o ator tem 37 anos e participou de diversas produções no cinema e teatro ao longo de sua carreira. Uma delas é a série ‘Sintonia’ (2019), que está disponível na Netflix. (08/11)

Foto: Reprodução

Por onde anda Fernanda Montenegro?

A veterana foi eleita a mulher mais admirada do Brasil pelo 4ª ano seguido, segundo o Instituto Qualibest. Ela segue atuando e chegou a trabalhar ao lado da filha, Fernanda Torres, na série 'Amor e Sorte' (2020), que pode ser vista no Globoplay. (09/11)

Foto: Reprodução

Onde assistir ‘Central do Brasil’?

A obra dirigida por Walter Salles pode ser vista no Globoplay ou alugada no YouTube, Apple TV e Google Play. (10/11)

Foto: Reprodução

Acompanhe o Entre Telas 🎬

Fique ligado para receber as últimas notícias e análises do mundo dos filmes e séries. (11/11)

Foto: Reprodução/IMDb