Romário de Jesus dá aulas no projeto Esportes Olímpicos para Todos, administrado pela Organização Social De Peito Aberto. Seu sonho é que a cidade baiana se torne a capital brasileira do skate nos próximos anos.
Foto: Divulgação
Responsável pelas aulas, Romário, que hoje é um exemplo para os jovens atletas, lembra da dificuldade que enfrentou para praticar esportes na infância. O contato com o skate veio apenas aos 18 anos, com a necessidade de aprimorar a performance no surfe.
Foto: Divulgação
"Para terem uma ideia, comecei no surfe com uma prancha de bodyboard que encontrei no lixo. Meu pai não queria me deixar surfar, porque o esporte ainda era marginalizado. Ele não gostava, chegou a quebrar duas pranchas ao meio", revelou.
Foto: Divulgação
Romário teve que trabalhar cedo: "Lembro quando tinha nove anos e minha mãe dizia: 'Meu filho, não tenho condições de te dar o que você quer, se quiser algo vai ter que trabalhar'. A partir daí, comecei a catar latinhas para ter minhas coisas".
Foto: Divulgação
Essas e outras histórias Romário faz questão de compartilhar durante as aulas para que a nova geração valorize iniciativas como a realizada pela De Peito Aberto.
Foto: Divulgação
"Hoje, o projeto do skate é sensacional. Ter um skate novo é um privilégio que muitos não têm. Estou vindo do mesmo lugar e estou aqui como professor. Já vivi tudo o que vocês vão viver, mas fiz a escolha certa. É isso que tento passar para eles", explica Romário.
Foto: Divulgação
O professor não esconde a alegria e a responsabilidade da função de ajudar a vida de crianças e adolescentes na cidade. "Quando fui selecionado, vi que estava com a ferramenta certa nas mãos para mudar a realidade de muitas crianças. Claro que precisamos de dinheiro, mas faço por amor", comenta.
Foto: Divulgação
Em Lauro de Freitas, o projeto teve início em outubro de 2023. Durante o lançamento, os alunos receberam camisetas, shorts, tênis, capacetes, itens de segurança, além do próprio skate. As aulas são 2 vezes por semana no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação.
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas
Para Hagmar Madeira, diretor e fundador da De Peito Aberto, o apoio da comunidade é fundamental para a consolidação do projeto, que já é um marco na cidade.
Foto: Divulgação
"O 'Esportes Olímpicos para Todos' é um exemplo brilhante de como o skate pode ser muito mais do que um esporte. Pode ser um meio de desenvolvimento pessoal e social".
Foto: Divulgação
Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, os projetos da De Peito Aberto oferecem atividades em escolas públicas e espaços esportivos para iniciar crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei, skate e futebol, entre outras.
Foto: Rodrigo Viana - Senado federal - Flickr
Em Lauro de Freitas, a iniciativa conta com o patrocínio do Mercado Livre. As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição.
Foto: Divulgação
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país.
Foto: Divulgação/DPA
Com mais de 17 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Belo Horizonte, Lauro de Freitas e Barbacena (PA).
Foto: Divulgação/DPA
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação