'Cavaleiro das Trevas' teria Joaquin Phoenix como Coringa: 'não estava pronto'

Os fãs poderiam ter visto o ator Joaquin Phoenix na pele do vilão Coringa 11 anos antes do que realmente aconteceu.

Foto: Instagram @joaquinlphoenix / Reprodução

Isso porque, em uma entrevista dada para o podcast de Rick Rubin, o ator revelou que o diretor Christopher Nolan o convidou para interpretar o personagem em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008).

Foto: reprodução/youtube

"[...] Isso não aconteceu por algum motivo, eu não estava pronto na época [...] Não consigo imaginar o que seria se não tivéssemos a atuação de Heath Ledger naquele filme, certo?", disse Phoenix.

Foto: Reprodução

Conhecido por inúmeros papéis marcantes, Joaquin Phoenix completou 50 anos nesta segunda-feira (28/10). Conheça mais sobre o ator e veja curiosidades sobre sua trajetória!

Foto: divulgação

Nascido Joaquin Rafael Bottom em 28 de outubro de 1974, Joaquin Phoenix — como é conhecido — é natural de San Juan, Porto Rico.

Foto: Mimi C. at English Wikipedia

Phoenix cresceu em uma família de artistas. Seu irmão, o ator River Phoenix (foto), com quem Joaquin tinha uma relação muito próxima, faleceu precocemente em 31/10/1993.

Foto: reprodução

Joaquin começou sua carreira como ator mirim, usando o nome Leaf Phoenix. Seus primeiros trabalhos foram na série de TV "Seven Brides for Seven Brothers", em 1982, e no filme para televisão "Six Pack" (1983).

Foto: reprodução

Com o passar do tempo, Phoenix adotou seu nome de batismo e passou a ser reconhecido por suas performances complexas e versáteis.

Foto: wikimedia commons Harald Krichel

Embora seu talento tenha chamado a atenção em papéis pequenos na TV e em filmes menores, foi com "Gladiador" (2000) que o ator ganhou reconhecimento global.

Foto: reprodução

Na trama, ele interpreta o cruel imperador Commodus, papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

Foto: reprodução

Posteriormente, o ator emplacou trabalhos em filmes marcantes, como "Sinais" (2002), "A Vila" (2003), "Hotel Ruanda" (2004) e "Brigada 49" (2004).

Foto: reprodução

Em 2005, sua interpretação de Johnny Cash em "Johnny and June" envolveu uma preparação intensa, incluindo aulas de canto e guitarra, o que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar.

Foto: Divulgação/Fox

Phoenix é conhecido por mergulhar profundamente em seus papéis e por preferir projetos desafiadores, muitas vezes trabalhando com diretores mais autorais.

Foto: reprodução

Em 2012, trabalhou com Paul Thomas Anderson em "O Mestre", pelo qual recebeu sua 3ª indicação ao Oscar, interpretando um veterano perturbado da Segunda Guerra Mundial.

Foto: divulgação

Em 2010, Phoenix produziu o documentário experimental "Eu Ainda Estou Aqui". O filme uma mostra fase fictícia em que ele alegava estar largando a atuação para se tornar rapper.

Foto: divulgação

Em 2013, o ator deu vida ao solitário Theodore, na ficção científica futurista "Ela". Na trama, ele se apaixona por uma inteligência artificial dublada pela Scarlett Johansson.

Foto: divulgação/Warner Bros.

Em 2019, Phoenix interpretou o icônico vilão Coringa no filme dirigido por Todd Phillips, uma atuação que se tornou um marco na sua carreira.

Foto: Divulgação

O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, levando Phoenix a ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Ator, além de vários outros prêmios.

Foto: divulgação

Durante o discurso de aceitação do prêmio, ele fez uma reflexão sobre empatia e direitos dos animais, temas pelos quais ele se engaja ativamente.

Foto: reprodução/oscars

Vegano desde a infância, Phoenix é membro da "People for the Ethical Treatment of Animals" (PETA) e utiliza sua voz para defender causas como o veganismo e a conscientização sobre o sofrimento animal.

Foto: wikimedia commons/ Harald Krichel

O ator costuma incluir cláusulas em seus contratos exigindo que não sejam utilizadas peles de animais em seus filmes.

Foto: reprodução/youtube

"Os Donos da Noite" (2007), "Amantes" (2008), "O Homem Irracional" (2015), "Você Nunca Esteve Realmente Aqui" (2017) e "Sempre em Frente" (2021) são alguns dos outros longas importantes na carreira do ator.

Foto: divulgação

Antes de viver o Coringa novamente, Phoenix interpretou Napoleão no filme homônimo de 2023, dirigido por Ridley Scott, com quem já tinha trabalhado em "Gladiador".

Foto: reprodução

Lançado em 2024, "Coringa: Delírio a Dois" tem sido um fracasso de bilheteria e crítica. Por conta disso, a Warner já garantiu que o lançamento do filme na plataforma Max deve acontecer bem antes do previsto.

Foto: divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Instagram @joaquinlphoenix / Reprodução