Carnaval 2024! Veja a ordem dos desfiles e os enredos das escolas de SP

Faltam menos de dois meses para o carnaval, e os ensaios e preparativos estão a todo vapor. O carnaval no Brasil em 2024 será de 09 a 13 de fevereiro.

Foto: - Facebook / Escola de Samba Mancha Verde

Em São Paulo, o Sambódromo do Anhembi será palco do desfile das escolas do Grupo Especial, nos dias 09 e 10 de fevereiro.

Foto: - Facebook / Escola de Samba Mancha Verde

Primeiro, veja as escolas que desfilam na sexta, dia 09/02, na ordem de entrada na avenida.

Foto: Freepik

Camisa Verde e Branco- A agremiação retorna ao Grupo Especial após 10 anos, homenageando Adriano Imperador em 2024. O enredo "Adenla, o Imperador nas terras do Rei", assinado por Renan Ribeiro, explora a jornada desde o orixá Oxóssi até o ex-jogador.

Foto: Arquivo / Liga das Escolas de Samba de SP / Agencia Brasil

Barroca Zona Sul- A escola comemora 50 anos com o enredo "Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso, somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul", do carnavalesco Pedro Alexandre Magoo. A narrativa aborda a fundação, a relação com a madrinha Mangueira e a volta ao Grupo Especial em 2020.

Foto: Instagram @barrocazsoficial

Dragões da Real- Em busca do primeiro título, a escola da Vila Anastácio aborda o enredo "África — Uma constelação de reis e rainhas", assinado pelo carnavalesco premiado Jorge Freitas. A proposta é destacar as histórias de monarcas africanos.

Foto: Divulgação

Independente Tricolor- A sétima colocada em 2023 abordará "Agojie, A Lâmina da liberdade!". Contará a história das mulheres guerreiras de Daomé, conectando ao empoderamento das negras de hoje. O carnavalesco Amauri Santos narrará a resistência e a luta pela liberdade.

Foto: Instagram @grcesindependente

Acadêmicos do Tatuapé- A bicampeã do carnaval paulistano trará o tema "Mata de São João: Uma joia da Bahia, símbolo de preservação!". Com o comando de Wagner Santos, a escola destacará história, cultura e culinária da cidade baiana.

Foto: Instagram @academicosdotatuape

Mancha Verde- A vice-campeã de 2023 busca o tricampeonato com o enredo "Do nosso solo para o mundo", destacando a relação do homem do campo com a terra e focando na agricultura sustentável. O carnavalesco André Machado, estreante na escola, assina o enredo.

Foto: Youtube Canal Carnavalesco

Rosas de Ouro- A escola de samba da Freguesia do Ó escolheu "IBIRA 70!" como tema para 2024, sob direção do carnavalesco Paulo Menezes. Após ficar em décimo segundo lugar em 2023, a agremiação busca destacar a história e a importância do Parque Ibirapuera.

Foto: Divulgação / Instagram Oficial Rosas de Ouro

Vai-Vai- Com a direção do carnavalesco campeão Sidnei França, o enredo "Capítulo 4, Versículo 3" da Vai-Vai celebra os 40 anos do Hip Hop no Brasil, e suas manifestações culturais e periféricas, inspiradas na música dos Racionais MC.

Foto: Rafael Neddermeyer/LIGASP/Fotos Públicas

Tom Maior- Flávio Campello assina o carnaval da escola, apresentando o enredo "Aysú - uma história de amor" em 2024, contando sobre o clássico de Orfeu e Eurídice na versão indígena.

Foto: site tom maior

Mocidade Alegre- A escola de samba do bairro do Limão busca o título com o enredo "Brasiléia Desvairada", criado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta é explorar as viagens do escritor Mário de Andrade, a identidade nacional e celebrar a cultura popular brasileira.

Foto: Divulgação

Gaviões da Fiel- A agremiação baseou o enredo "Vou Te Levar Pro Infinito" em trechos do samba "Coisa boa é para sempre" (1995). A proposta é viajar pelos "infinitos" numa nave espacial comandada por personagens de outra dimensão, como arlequins e colombinas. Os carnavalescos são Rodrigo Meiners, Júlio Poloni e Rayner Pereira.

Foto: Divulgação

Águia de Ouro- O tema “Águia de Ouro nas ondas do rádio” comemora 100 anos da primeira transmissão de rádio, com a assinatura do carnavalesco Victor Santos. O enredo destacará momentos históricos, como a Copa do Mundo de 1958 e a Segunda Guerra Mundial, encerrando com uma homenagem a Eli Corrêa.

Foto: Divulgação

Império de Casa Verde- Com o enredo "Fafá, a Cabocla Mística nos rituais da Floresta", o carnavalesco Leandro Barboza promete explorar a relação da cantora Fafá de Belém com a Amazônia, a cultura do Norte, fé, política e música.

Foto: Divulgação/Rafael Neddermeyer/LIGASP/Fotos Públicas

Acadêmicos do Tucuruvi- A escola escolheu "Ifá" como tema para 2024, narrando a história dessa religião africana que encontrou lar no Brasil e a importância das raízes negras na cultura. Enredo a cargo dos carnavalescos Yago Duarte e Dione Leite.

Foto: Instgram @academicosdotucuruvi

Os desfiles de escola de samba no São Paulo acontecem desde 1930, quando começaram as competições não oficiais. Mas o poder público só oficializou e investiu nas nos desfiles a partir da década de 60.

Foto: Marcelo Messina - Liga das Escolas de Samba SP

Ao longo de todas essas décadas, 12 escolas já conquistaram, uma ou mais vezes, o título oficial de campeã do carnaval de São Paulo.

Foto: - Facebook / Escola de Samba Mancha Verde

A Vai-Vai, com sua coroa como símbolo, é a maior vencedora da história do carnaval no Paulistano, somando 15 títulos.

Foto: Divulgação/ Instagram Oficial Vai-Vai

A escola também é uma das recordista em títulos consecutivos, pois foi campeã quatro vezes seguidas, nos carnavais de 1998 a 2001.

Foto: Rafael Neddermeyer/LIGASP/Fotos Públicas

Em 1991, as escolas passaram a desfilar na Passarela , popularmente conhecida como o Sambódromo do Anhembi nos dias de hoje.

Foto: reprodução youtube

O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer, o maior nome da Arquitetura no Brasil e um dos maiores do mundo.

Foto: Reprodução do site xpecialdesign.com.br/designers

No começo, oficialmente, o nome era Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo. Anos depois, passou a se chamar Passarela Cultural. Mas, na prática, todos chamam apenas de Anhembi.

Foto: Rodrigo Rocha wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: - Facebook / Escola de Samba Mancha Verde