Carnaval 2024! Veja a ordem dos desfiles e o enredo das escolas de samba do RJ

Faltam menos de dois meses para o carnaval, e os ensaios e preparativos estão a todo vapor. O carnaval no Brasil em 2024 será de 09 a 13 de fevereiro.

Foto: Eduardo Hollanda / GRES Beija Flor

No Rio de Janeiro, o Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí será palco do desfile das escolas do Grupo Especial, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Foto: Marvin Brandão - Viniciusmarvin wikimedia commons

Primeiro, veja as escolas que desfilam no domingo, dia 11/2, na ordem de entrada na avenida.

Foto: Gerhard por Pixabay

Porto da Pedra - A agremiação venceu a Série Ouro em 2023 e voltou ao Grupo Especial. O carnavalesco Mauro Quintaes vai apresentar um desfile sobre o "Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular", que é um almanaque da era medieval, no século XIV. Foi escrito na Espanha, e depois de 200 anos, veio para o Brasil.

Foto: Divulgação Alex Ferro / Riotur

Beija-Flor - O carnavalesco João Vitor Araújo levará para a avenida “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. A agremiação de Nilópolis vai homenagear a capital alagoana por meio do personagem Rás Gonguila, um filho de escravizados que acreditava ser descendente da realeza etíope.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Salgueiro- O enredo "Hutukara", do carnavalesco Edson Pereira, vai destacar a voz dos povos Yanomami na Marquês de Sapucaí. A expressão "Hutukara" significa “o céu original a partir do qual se formou a Terra”.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Grande Rio - No enredo "Nosso destino é ser onça", os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora apresentam a simbologia do felino no contexto artístico e cultural brasileiro, abordando temas como antropofagia e encantaria, inspirados em livro de Alberto Mussa.

Foto: Thiago Lara/Riotur

Unidos da Tijuca- O enredo de Alexandre Louzada explora a história de Portugal por meio de contos e lendas. Em "O conto de fados", o gênero musical típico do país e a religiosidade serão explorados ao longo do desfile

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Imperatriz- A campeã do Carnaval 2023 traz para 2024 o enredo "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda". O carnavalesco Leandro Vieira se inspirou no folhetim "O testamento da cigana Esmeralda", criado pelo cordelista Leandro Gomes de Barros.

Foto: Reprodução TV Globo

Agora, veja as escolas que desfilam na segunda-feira, 12/02, na ordem de entrada na avenida.

Foto: Gerhard por Pixabay

Mocidade - O anúncio do enredo teve um mês de atraso, devido a uma decisão judicial sobre as eleições da escola. O carnavalesco Marcus Ferreira é responsável pelo tema "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!", explorando a fruta e todo o universo que a cerca.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Portela - A azul e branca de Madureira e Oswaldo Cruz tem um enredo inspirado no romance "Um Defeito de Cor" de Ana Maria Gonçalves. Os carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga recriam os percursos de Luísa Mahin, a mãe preta.

Foto: - Marco Antonio Teixeira/Riotur

Vila Isabel - A escola vai reeditar o samba-enredo “Gbala – Viagem ao templo da criação”, desenvolvido em 1993, sobre o papel crucial das crianças na construção de um mundo melhor. A obra é de Martinho da Vila. O enredo de Oswaldo Jardim (que morreu em 2003) terá uma releitura feita por Paulo Barros.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Mangueira - A verde e rosa dedicará seu desfile à cantora Alcione com o enredo "A negra voz do amanhã", não apenas enaltecendo a "Marrom", como exaltando o local onde nasceu, o Maranhão. Os carnavalescos são Guilherme Estevão e Annik Salmon.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Paraíso do Tuiuti - O enredo será "Glória ao Almirante Negro!", desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que retorna à agremiação. A homenagem contará a vida e história de João Cândido, marinheiro que lutou contra os maus-tratos sofridos pelos escravos.

Foto: Fabio Motta/Riotur

Viradouro - A agremiação apresentará o enredo "Arroboboi, Dangbé", explorando o culto ao vodum serpente. O carnavalesco Tarcísio Zanon explica que essa força é representada por batalhas épicas, na Costa ocidental da África.

Foto: Marco Antonio Teixeira/Riotur

Os desfiles de escola de samba no Rio de Janeiro acontecem desde 1932, quando a Mangueira foi a primeira campeã do carnaval carioca, com o enredo "Sorrindo ou Na Floresta".

Foto:

Ao longo de todas essas décadas, 15 escolas já conquistaram, uma ou mais vezes, o título de campeã do carnaval carioca.

Foto: Divulgaçao / Instagram oficial Mangueira

A Portela, com sua águia como símbolo, é a maior vencedora da história do carnaval no Rio de Janeiro, somando 22 títulos.

Foto: reprodução redes sociais

A escola também é recordista em títulos consecutivos, pois foi campeã sete vezes seguidas, nos carnavais de 1941 a 1947.

Foto:

Em 1984, as escolas passaram a desfilar na Passarela inaugurada na Avenida Marquês de Sapucaí, popularmente conhecida como o Sambódromo do Rio.

Foto: Fernando Maia/Riotur - Fotos Publicas

O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer, o maior nome da Arquitetura no Brasil e um dos maiores do mundo.

Foto: Reprodução do site vivadecora.com.br/pro/oscar-niemeyer

No começo, oficialmente, o nome era Avenida dos Desfiles. Mas, em 1987, passou a se chamar Passarela Professor Darcy Ribeiro, em homenagem ao antropólogo e principal mentor da obra. Mas, na prática, todos chamam apenas de Sambódromo.

Foto: Youtube/Roda Viva

Desde que o Sambódromo foi aberto, a maior campeã de títulos nesse palco é a Beija-Flor. A azul e branca de Nilópolis, na Baixada Fluminense, tem 9 vitórias na Passarela do Samba.

Foto: Eduardo Hollanda / GRES Beija Flor

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Eduardo Hollanda / GRES Beija Flor