Onde era o carnaval antes da Sapucaí?

Conheça a história do palco do maior espetáculo a céu aberto da terra, que completa 40 anos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

40 anos de história

Fundado em 1984, o espaço foi uma alternativa para concentrar os desfiles de forma mais organizada e destinar um local especial às comemorações de carnaval no Rio de Janeiro.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Templo do samba

Considerado quase um templo para os ‘devotos’ do samba, o sambódromo está gravado no imaginário popular como palco dos desfiles do Grupo Especial da Liga carioca. Só que nem sempre foi assim. Antes de sua fundação, a festa acontecia na rua.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Avenida Rio Branco

No início do século XX, os desfiles de carnaval aconteciam na Avenida Central, a atual Rio Branco. Com fantasias luxuosas, a ‘alta sociedade’ curtia em carros alegóricos. O evento era uma procissão com direito a rei, rainha e marchinhas.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Praça Onze

Apesar dos desfiles dos ricos, o espírito do carnaval nasceu mesmo na Praça Onze de Junho. Era lá que o povo se divertia ao som da batucada. Muitos historiadores consideram o espaço o berço do samba e a baiana Tia Ciata como a mãe que gerou esse ‘filho’.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São Januário

Em 1942, a gestão da capital decidiu criar a Avenida Presidente Vargas e inviabilizou a folia na Praça Onze. Por conta disso, o carnaval chegou a acontecer até em São Januário, estádio do Vasco da Gama. Isso rolou em 1945 e a Portela foi campeã.

Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

Presidente Vargas

A partir de 1947, o carnaval chegou na Avenida Presidente Vargas. O governo passou a montar arquibancadas para o público alguns anos depois, em 1952. O evento se manteve por lá, com uma breve passagem pela Avenida Antônio Carlos no sentido Praça XV.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Marquês de Sapucaí

Em 1978, os desfiles foram transferidos para a Rua Marquês de Sapucaí. Mas calma, ainda não chegamos no sambódromo! Sem uma estrutura fixa, a gestão pública precisava montar e desmontar as arquibancadas na rua todo ano.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Sambódromo

O monta-desmonta foi o principal motivo para a construção do Sambódromo, em 1984. O projeto de Oscar Niemeyer foi realizado durante o governo de Leonel Brizola e teve concepção do antropólogo Darcy Ribeiro. A passarela do samba, aliás, foi batizada com o nome dele!

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Continuidade

Desde então, os desfiles do Grupo Especial nunca mais deixaram de ser no sambódromo da Marquês de Sapucaí. O único ano em que a avenida ficou vazia no período carnavalesco foi em 2021, em razão da pandemia.

Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra

Desfiles em 2024

Neste ano, os desfiles acontecem no domingo de carnaval, 11, e na segunda-feira, 12. A Sapucaí receberá as 12 escolas da elite do carnaval carioca, além de milhares de foliões encantados com a grandeza do maior espetáculo a céu aberto da terra.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Carnaval é no Terra

Fique ligado no site e nas redes sociais para saber tudo o que vai rolar nos dias de folia pelo Brasil.

Foto: Daniel Pinheiro/AgNews