Brasileiros famosos que têm ascendentes na Rússia
Foto: Michael Siebert por Pixabay
Alguns famosos brasileiros têm raízes familiares vindas da Rússia, resultado das ondas migratórias do início do século XX. A seguir, veja quem carrega essa herança cultural e entenda de onde vem sua origem no Leste Europeu.
Foto: Michael Siebert por Pixabay
Fernanda Montenegro é atriz, nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 16 de outubro de 1929. É considerada a maior dama do teatro brasileiro, com destaque em novelas como “Belíssima”, filmes como “Central do Brasil” (que lhe rendeu indicação ao Oscar) e inúmeras peças premiadas.
Foto: Viva - wikimedia commons
Sua origem russa vem da parte materna, descendente de judeus do Leste Europeu que imigraram para o Brasil. Seu nome de batismo, Arlette Pinheiro Esteves da Silva, não preserva sobrenome russo, mas a linhagem está registrada na história familiar materna.
Foto: Arquivo Nacional /FLICKR
Miguel Falabella é ator, diretor, roteirista e apresentador, nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 10 de outubro de 1956. Ficou famoso por séries como “Sai de Baixo”, novelas como “Avenida Brasil” e musicais teatrais, além de dublagens e direção de grandes produções.
Foto: Reprodução Instagram /@miguelfalabellareal
Sua origem russa vem de um ramo familiar materno, ligado à imigração judaica do Leste Europeu no início do século XX. Embora o sobrenome artístico Falabella seja italiano, a família guarda registros dessa herança eslava, sem que o nome russo tenha sido mantido publicamente.
Foto: Reprodução Instagram /@miguelfalabellareal
Boris Casoy é jornalista, apresentador e ex-âncora de telejornais, nascido em São Paulo (SP) em 13 de fevereiro de 1941. Atuou em emissoras como TV Globo, SBT, TV Record e RedeTV!, marcando presença em telejornais de grande audiência e programas de comentário político. Criou o bordão “Isso é uma vergonha”.
Foto: Reprodução do site antenalove.com.br/noticia
Sua origem russa vem da família paterna, descendente de judeus russos que emigraram para o Brasil no início do século XX. O sobrenome Casoy (com variação Krasoi/Krasnoi) remete a essa herança eslava, embora ele não utilize outras formas russificadas do nome em seu trabalho.
Foto: Reprodução do site faroldabahia.com.br/noticia Foto de Divulgação
Sandra Annenberg é jornalista e apresentadora, nascida em São Paulo (SP) em 5 de junho de 1968. Tornou-se conhecida por sua atuação no “Jornal Hoje”, “Fantástico” e “Globo Repórter”, além de coberturas jornalísticas internacionais e premiações televisivas.
Foto: Reprodução do Site veja.abril.com.br/cultura/sandra-annenberg Divulgação
Sua origem russa vem da parte paterna: seu pai é descendente de judeus russos que imigraram para o Brasil. O sobrenome Annenberg indica essa herança de raízes do Leste Europeu, preservada na família e presente em sua identidade cultural.
Foto: Reprodução do site tvpop.com.br/39684/sandra-annenberg Raphael Dias/TV Globo
O ChatGPT disse: Eliana é apresentadora, empresária e ex-cantora infantil, nascida em São Paulo (SP) em 22 de novembro de 1973. Ficou conhecida por programas como “Eliana” no SBT, quadros infantis na TV Manchete e Record, além de produtos licenciados e projetos empresariais.
Foto: Divulgação
Sua origem russa vem da parte materna, descendente de famílias judaicas vindas da região do Leste Europeu, incluindo áreas da antiga Rússia e Ucrânia. O sobrenome Michaelichen, que ela não utiliza no nome artístico, é a pista da herança familiar ligada a essa imigração.
Foto: Instagram
Angélica é apresentadora, atriz e ex-cantora, nascida em Santo André (SP) em 30/11/ 1973. Ficou famosa ainda criança com o programa “Clube da Criança” e consolidou carreira na TV Globo com atrações como “Vídeo Game” e “Estrelas”. Nos últimos anos, tem se dedicado a projetos pontuais e a apresentar o podcast “Angélica: 50 & Tanto” (GNT/Globoplay), lançado em 2023.
Foto: Reprodução do Instagram @angelicaksy
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Michael Siebert por Pixabay