11 lugares para conhecer a história das periferias

Museólogo periférico indica locais nas quebradas com acervos que reúnem memórias dos bairros de São Paulo

Foto: Jessica Bernardo/Agência Mural

Em São Paulo, bibliotecas e casas de cultura reúnem itens que resgatam memórias da história de São Paulo. O museólogo João Pedro Rodrigues, crescido em Itaquera, zona leste, lista 11 lugares assim para conhecer.

Foto: Reprodução/Instagram/@joperoco

Centro de Memória da Penha

Na zona leste de São Paulo, o centro se localiza na famosa avenida Penha de França e conta a história do bairro, guardando materialidades e lembranças sobre a região.

Foto: Acervo Centro de Memória da Penha

Instituto Antonio Vitor

Antonio Vitor foi um artista plástico da zona leste da cidade. Ele pintava parte da sua realidade como olarias que urbanizaram parte do território de Itaquera. Hoje, a casa do artista reúne obras para visitação.

Foto: Acervo Instituto Antonio Vitor

Centro de Memória Queixadas

O Centro de Memória Queixadas atua na preservação de memórias sobre a Fábrica de Cimento Portland Perus, na zona noroeste da capital. A fábrica foi cenário de uma importante greve de trabalhadores na região em 1962 e simboliza a luta pelos direitos trabalhistas na cidade.

Foto: Acervo Centro de Memória Queixadas

CPDOC Guaianás

O Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás, mesmo não sendo um museu, trabalha com documentos e registros históricos dos distritos de Lajeado, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus, na zona leste de São Paulo.

Foto: Lucas Veloso/Agência Mural

Complexo Esportivo Campo de Marte

Localizado na zona norte da cidade, o Campo de Marte é comandado por Otacílio Ribeiro, que preserva a cultura do futebol de várzea do Rio Tietê e região.

Foto: Reprodução/Facebook Complexo Esportivo Campo de Marte

Biblioteca Cora Coralina

Possui um acervo que, por si só, conta sobre o nascimento da biblioteca, que é um dos equipamentos culturais mais antigos da zona leste de São Paulo.

Foto: Reprodução/Guia Ação Cultural de Guaianases

Casa de Cultura Raul Seixas

Possui um acervo que conta a história da construção da unidade e da formação do bairro da Cohab II, no distrito de José Bonifácio, também na zona leste.

Foto: Reprodução/Facebook Casa de Cultura Raul Seixas

Museu do Jardim Vermelhão

Comandado pela museóloga Suzi, moradora do bairro de Guarulhos, o Museu do Jardim Vermelhão concentra itens e memórias de construção da região.

Foto: Evelyn Fagundes/Agência Mural

Associação Atlética Cohab Juscelino

Atuando com processos de musealização dos times de futebol de várzea da região, a associação acaba fazendo o papel de guardar memórias da Cohab Juscelino, também em Guaianases.

Foto: Reprodução/Instagram aacj_associacao_atletica_jk

Comunidade Cultural Quilombaque

Sendo um coletivo, o projeto fomenta a cultura e saberes ancestrais para a juventude negra e periférica do bairro de Perus, na região noroeste

Foto: Reprodução/Instagram Quilombaque

Botafogo de Guaianases

Mesmo não sendo um museu, o grêmio reúne uma sala de troféus, contanto sobre o bairro de Guaianases e o futebol de várzea na região.

Foto: Reprodução/Facebook joperoco

Acompanhe o Visão do Corre

Texto: Gabriela Carvalho | Edição: Eduardo Silva | Produção: Agência Mural

Foto: Matheus Pigozzi/Agência Mural