Substituições inteligentes de alimentos caros (parte 2)

Foto: Shutterstock

Inflação é a vilã

Essa é a parte 2 da lista de substituições inteligentes para alimentos que estão caros no supermercado. Confira agora opções para manter o padrão à mesa e ainda conseguir fechar as contas. Tudo sem perder o valor nutricional, ok?

Foto: Shutterstock

Substitutos para a couve-flor

Em 100g de Couve-flor cozida é possível obter 2g de fibra. Bons substitutos para esse alimento são a Beterraba cozida (100g tem 2g de fibra) ou o Repolho refogado (100g tem 2g de fibra).

Foto: Shutterstock

Valor nutricional

As fibras são importantes para o bom funcionamento intestinal e para alimentar bactérias “boas” no intestino. Mas, você viu como é possível fazer substituições mais baratas e manter um bom consumo dela? Experimente!

Foto: Shutterstock

Substitutos para a abobrinha

A abobrinha italiana (100g tem 200mg de potássio) também é outro produto que vem sofrendo com a alta dos alimentos. Mas, há duas substituições compatíveis: o Almeirão refogado (70g tem 200mg de potássio) e a Couve-manteiga refogada (70g tem 200mg de potássio).

Foto: Shutterstock

Importância do potássio

A ingestão adequada de potássio é essencial para manter o equilíbrio hidroeletrolítico do nosso corpo, além de ajudar na excreção de sódio que contribui para reduzir a pressão arterial. As frutas, verduras e legumes, no geral, são excelentes fontes deste mineral.

Foto: Shutterstock

Substitutos para a carne bovina

A carne de vaca — que sumiu da mesa de muitos brasileiros — também pode ser substituída. Enquanto o patinho cru possui 20g de proteína a 100g, o Peito de frango cru e a Sardinha possuem exatamente a mesma quantidade de proteína por grama (100g = 20g) por um valor mais em conta!

Foto: Shutterstock

Bom e barato

O frango possui a mesma quantidade de proteínas do que a carne vermelha, com a vantagem de ser mais barato e possui menos gordura saturada. A sardinha é uma excelente fonte de ômega 3, gordura boa que possui papel anti-inflamatório.

Foto: Shutterstock

Acompanhe no Terra 🌎

  • Diariamente, o Guia da Cozinha publica conteúdos sobre alimentação por aqui.
  • Fonte: Juliana Gropp, nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP - Clínica Alira

Foto: Shutterstock