Substituições inteligentes de alimentos caros - parte 1

Foto: Shutterstock

Inflação é a grande vilã

Diversos itens da cesta básica encareceram, né? Juntos, eles acumulam alta de 103% em apenas um ano. O grande problema é encontrar substitutos para manter o padrão nutricional à mesa e fechar as contas.

Foto: Shutterstock

Confira a seguir ➡️

Pensando nisso, fizemos uma lista com substituições inteligentes para esses vilões. Tudo sem perder o valor nutricional, ok? A dica é trocar mantendo produtos da mesma categoria de alimentos: uma fonte de proteína por outra ou um carboidrato por outro carboidrato.

Foto: Shutterstock

Substitutos para a batata

Troque pela Mandioca cozida que em 40g possui 12g de carboidratos. Ou pela Mandioquinha cozida que em 60g possui 12g de carboidratos. Vale lembrar que em 100g de Batata cozida possui apenas 12g de carboidratos. Ou seja, ela não é mais rica neste nutriente.

Foto: Shutterstock

Substitutos para o tomate

Em 100g de tomate, é possível encontrar 20mg de Vitamina C. Por isso, uma boa substituição é optar pelo Pimentão verde (20g tem 21 mg de vitamina C) ou pela Acelga (100g tem 20 mg de vitamina C).

Foto: Shutterstock

Substitutos para o morango

Enquanto 100g de morango possui 60 mg de vitamina C, é possível encontrar a mesma quantidade de Vitamina C em uma porção de 85g de Kiwi ou em 60g de Goiaba.

Foto: Shutterstock

Vale ficar atento

O morango é uma fruta cultivada em baixas temperaturas, por isso seu preço costuma baixar no inverno. Enquanto isso não acontece, essa é uma boa época para comprar goiaba, outra excelente fonte de vitamina C.

Foto: Shutterstock

Substitutos para o maracujá

Para substituir o maracujá, existem duas ótimas opções: o Caju (85 g tem 2 mg de vitamina B3) e o Pequi (80g tem 2 mg de vitamina B3). Enquanto isso, o maracujá possui 2mg de vitamina B3 a cada 100g.

Foto: Shutterstock

Substitutos para a couve-flor

Importantes para o bom funcionamento intestinal, as fibras estão presentes em outros alimentos como a Beterraba cozida, que em 100g tem 2g de fibra ou pelo Repolho refogado, que em 100g tem 2g de fibra. Mesma quantidade presente em 100g de couve-flor cozida.

Foto: Shutterstock

Acompanhe no Terra 🌎

  • Diariamente, o Guia da Cozinha publica conteúdos sobre alimentação por aqui.
  • Fonte: Juliana Gropp, nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP — Clínica Alira.

Foto: Shutterstock