Videotexto: como era a pré-internet brasileira dos anos 80

Ele é quase um "ancestral" da internet; entenda

Foto: Fonte: Bernard MARTI/Wikimedia Commons

Comunicação por redes

Foi com o sistema Videotexto que o Brasil pôde experimentar o que era a comunicação por redes além do telefone pela primeira vez.

Foto: Wikimedia Commons

O Videotexto no Brasil

O Videotexto foi um serviço pioneiro de comunicação e informação interativa que estreou no Brasil no início dos anos 1980. Foi baseado na tecnologia francesa Minitel, que já havia alcançado sucesso na França.

Foto: minitel

Tecnologia Minitel

O Minitel foi lançado na França em 1982 e consistia em um terminal de computador conectado à linha telefônica. Era uma forma de acesso à informação e diversos serviços online.

Foto: wikimedia commons

Como funcionava

No Videotexto, os usuários brasileiros podiam conectar seus terminais ao serviço por meio de linhas telefônicas. Eles viam informações na tela de seus terminais (como computadores ou TV).

Foto: wikimedia commons

Conteúdo

O Videotexto oferecia uma variedade de conteúdos, incluindo notícias, previsão do tempo, guias de programação de TV, informações de diretório, serviços bancários, bate-papo e até venda de produtos.

Foto: wikimedia commons

Interação

Os usuários interagiam com o Videotexto utilizando um teclado conectado ao terminal. Eles podiam digitar comandos e selecionar opções na tela para navegar pelo conteúdo e acessar os serviços oferecidos.

Foto: wikimedia commons

Limitações

O Videotexto tinha algumas limitações em relação à lerdeza e ao conteúdo disponível. A velocidade de transmissão de dados era relativamente baixa e as informações eram principalmente textuais, com gráficos simples.

Foto: wikimedia commons

Siga o Byte

Esta foi mais uma das várias curiosidades sobre os meios tecnológicos que precederam a internet. Acompanhe o Byte para mais conteúdos

Foto: wikimedia commons