Viagem no tempo é possível? Como?

Voltar ao passado é coisa de filme de ficção científica, com alguns poréns

Foto: Freepik

Nada como nos filmes

Apesar de a viagem no tempo parecer possível, ela não acontece da forma que imaginamos.

Foto: Freepik

Teoria da Relatividade

Albert Einstein disse que tempo e espaço estão ligados e nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz, que é de 299.337984 quilômetros por segundo.

Foto: Canaltech

Tudo relativo

Para viagens no tempo, isso significaria que quanto mais rápida a viagem, mais lento o tempo é experienciado.

Foto: Canaltech

Dilatação do tempo

O tempo, de acordo com Einstein, seria uma ilusão que se move em relação a um observador. A essa diferença de como o tempo é percebido é dado o nome de “dilatação do tempo”.

Foto: BBC News Brasil

Imagine só

Dois relógios de mesmo horário foram usados em um experimento: um ficou na Terra e outro voando num avião (na mesma direção em que a Terra gira).

Foto: Canaltech

Resultado

Quando o avião voltou, após voar ao redor do mundo, os dois relógios foram comparados e seus horários eram diferentes: o que estava na aeronave estava ligeiramente atrás do outro.

Foto: BBC News Brasil

Relação espaço-tempo

O relógio do avião, que andava mais rápido no espaço, estava viajando mais lentamente no tempo.

Foto: Reuters

Gêmeos

Em outro exemplo, o astronauta Scott Kelly envelheceu menos durante um ano em órbita do que seu irmão gêmeo que ficou na Terra.

Foto: BBC News Brasil

Então seria possível?

Com as teorias de Einstein, as viagens temporais seriam possível, tecnicamente, mas esbarram no que os cientistas chamam de "paradoxo".

Foto: Freepik

Paradoxos

Uma pessoa volta ao passado para impedir que uma doença se espalhe; se a missão for bem-sucedida, a doença não se espalharia e o viajante do tempo não teria, depois disso, nenhuma motivação para voltar no tempo e derrotar uma pandemia.

Foto: Poder360

No entanto...

Se ele não volta no tempo, a doença existirá e se espalhará: escaparia de outra maneira, por uma rota diferente, removendo o paradoxo— o que quer dizer que qualquer coisa que o viajante do tempo fizesse, a doença não seria interrompida.

Foto: Poder360

E a física?

A ciência diz que sim. Cálculos matemáticos de um físico mostraram que o espaço-tempo pode potencialmente se adaptar para evitar este conflito de princípios gerais básicos — em outras palavras, o paradoxo.

Foto: BBC News Brasil

Mas...

As máquinas do tempo que os cientistas criaram até agora são tão conceituais que atualmente existem apenas como cálculos em uma página — ou em ficção científica.

Foto: Canaltech

Siga o Byte

Gostou do conteúdo? Siga a página do Byte para mais curiosidades sobre ciência e tecnologia.

Foto: BBC News Brasil