Sobe e desce na temperatura de SP: como a ciência explica essa oscilação?

Entenda o que ocorre por trás dessa gangorra climática

Foto: Flipar

Leve frio

Após o que parecer uma eternidade de altas temperaturas, a cidade de São Paulo ganhou um friozinho. Mas, segundo especialista, será curtíssimo.

Foto: Flipar

Momento atual

A capital ficou com a máxima entre os 20ºC e 24ºC na terça (14) e na quarta (15). Houve chuva em alguns pontos isolados da cidade, algo que não acontecia há 20 dias.

Foto: Flipar

Retorna o calor

Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta quinta-feira (16) se retorna a casa dos 30ºC. Mas por que isso acontece?

Foto: Climatempo/Reprodução

Influências na temperatura

Há três influências que estão causando a oscilação: o fenômeno climático El Niño, um bloqueio atmosfério e a frente fria que vem do Sul do país.

Foto: Flipar

Bloqueio atmosférico

Esse bloqueio nada mais é do que uma massa de ar seco e quente muito forte, de uma zona de alta pressão que está na região central do país.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Frente fria no Sul

Com o bloqueio, ele impede que o ar frio do polo Sul se manifeste e fique presa onde ela está, sem a passagem para outros lugares do país.

Foto: Estadão Conteúdo

El Niño

O fenômeno climático também afeta a situação, pois com um aumento de chuvas no Sul fora de época e grande circulação de ventos, ele impede as frentes de saírem de onde estão estacionadas.

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Siga o Byte!

Veja mais notícias sobre ciências e tecnologia no Byte

Foto: Banda B