Hans Lipperhey
Nada de Galileu Galilei. O holandês Hans Lipperhey foi o primeiro a registrar uma patente do que viria se tornar um telescópio, em 1608.
Foto: Wikimedia Commons
Uso na astronomia
Você provavelmente pensou em Galilei pois, de fato, ele foi o primeiro a usar o instrumento para observações astronômicas. Antes disso, a estrutura de lentes era usada para fins bélicos.
Foto: Wikimedia Commons
Sem tempo a perder
Galilei teve acesso à tecnologia cerca de um ano após o registro da patente por parte de Lipperhey. Em seus aposentos, o astrônomo construiu suas próprias versões, mais poderosas, a partir da ideia original.
Foto: Sailko via Wikimedia Commons
Descobertas
Mesmo com tecnologia muito inferior à dos telescópios da atualidade, Galilei foi capaz de realizar descobertas incríveis, como os quatro satélites de Júpiter, também chamados de "Luas de Galileu".
Foto: Nasa, JHU-APL, Southwest Research Institute
Carregando...
A partir disso, os telescópios foram ficando cada vez mais poderosos. A partir de 1960, surgem os telescópios espaciais, que capturam imagens do espaço (e da Terra) sem interferência da atmosfera.
Foto: Nasa
Alta tecnologia
Hoje, telescópios espaciais, como o Hubble e o James Webb, continuam a nos ajudar a responder perguntas cada vez mais profundas sobre o cosmos e nossas origens.
Foto: Nasa/Desiree Stover
Siga o Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!
Foto: Nasa via Unsplash