Nasa teve três acidentes com mortes
Dos cinco acidentes que deixaram mortos em missões espaciais, três foram com astronautas da Nasa e outros dois com cosmonautas da União Soviética.
Foto: Canaltech
Ônibus espaciais
As missões com mais perdas de tripulantes foram lançadas pela Nasa em ônibus espaciais. O primeiro caso foi em janeiro de 1986 a bordo de um Challenger.
Foto: Flipar
Professora entre as vítimas
O veículo explodiu 73 segundos após ser lançado e matou as sete pessoas a bordo: cinco homens e duas mulheres, sendo uma delas a professora Christa Mcauliffe, de 37 anos, escolhida entre 11 mil candidatas à viagem espacial.
Foto: Wikimedia Commons
Columbia
Em fevereiro de 2003, o ônibus espacial Columbia se desintegrou ao entrar na atmosfera. O acidente foi causado por uma fissura no escudo térmico de carbono.
Foto: Wikimedia Commons
Sete astronautas mortos
O veículo se desintegrou no céu durante a reentrada na atmosfera da Terra. No momento do acidente, faltavam 16 minutos para a hora exata do pouso.
Foto: AP
Missão Apollo
O primeiro acidente com mortes da Nasa ocorreu em 1967, na primeira missão do programa Apollo, que tinha o ambicioso projeto de levar o homem à Lua.
Foto: Nasa
Três vítimas
A missão teve 11 voos tripulados, até a Apollo 6, todas foram não tripuladas. O Apollo 1 foi nomeado em homenagem aos astronautas Virgil Ivan Grissom, Edward White II e Roger Chaffee, que morreram no solo em um incêndio dentro da cabine de comando.
Foto: Nasa
Missões soviéticas
A primeira tragédia espacial soviética foi em 1967, na missão Soyuz 1, que caiu no solo após falhas nos paraquedas, matando o único cosmonauta a bordo: Vladimir Komarov.
Foto: BBC News Brasil
Nave Soyuz
Em 1971, cosmonautas estavam na baixa órbita na primeira estação espacial da humanidade, a Salyut 1, quando um incêndio forçou o retorno da tripulação e uma válvula na espaçonave se abriu durante a reentrada, causando despressurização. Todos os três tripulantes morreram.
Foto: Wikimedia Commons
21 pessoas morreram
Ao todo, foram 21 vítimas fatais de missões espaciais, segundo Nigel Packham, diretor associado de segurança e garantia de missão da Nasa, em entrevista ao portal Live Science.
Foto: Flipar
Siga Byte!
Acompanhe a editoria Byte, do Terra, para ficar por dentro de tudo que rola no mundo da ciência e tecnologia.
Foto: Canaltech