Quando será possível uma viagem humana para Marte?

Foto: iStock

Projeção de Musk

Em 2016, o fundador da SpaceX, Elon Musk, revelou seu projeto ambicioso de criar uma colônia humana em Marte. Ele esperava ver uma missão tripulada ao planeta vermelho em 2024. Depois, recalculou seus planos para 2026.

Foto: Meu Valor Digital

Nasa

Já a Nasa projetou a ida de humanos a Marte em um período mais longo. Em uma declaração de representantes da agência, a ideia é fazer isso acontecer em 2040.

Foto: Perfil Brasil

2040, será?

Mas, técnicos da Nasa alertam que o prazo é um grande desafio devido à quantidade de tecnologias que precisam ser desenvolvidas e testadas. "Pode parecer muito, mas é muito pouco tempo para desenvolver as tecnologias que precisamos"

Foto: iStock

Segundo a Nasa

Astronautas podem até conseguir orbitar Marte em 2033, mas pisar no planeta antes de 2040 seria uma meta "agressiva" e "audaciosa". Para isso, os humanos precisam ter estabelecido com louvor uma permanência na Lua e a estação lunar precisa já ter suas tecnologias bem testadas.

Foto: BBC News Brasil

Desafios

Em um estudo de 2022, foi descoberto que, em um cenário de 600 dias de viagem a Marte e 400 dias na superfície marciana, os tripulantes seriam expostos a níveis de radiação muito além do recomendado, mesmo se usassem escudos metálicos para proteção.

Foto: Mais Goiás

O que seria preciso para viver em Marte?

Ficou curioso sobre como seria o ambiente marciano para os humanos? Então clica no link abaixo e saiba detalhes!

Foto: Canaltech

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Showmetech