Qual foi o recorde que uma pessoa já ficou sem dormir?
Experimento registrou processo
Foto: Jairo Bouer - Parceria
Guinness Book
Em 1964, o jovem americano Randy Gardner, de 17 anos, se aventurou com um amigo na ideia de bater o recorde de horas acordado e deixou seu nome no Guinness Book.
Foto: BBC News Brasil
Meta
O objetivo era superar a marca que até então um DJ de Honolulu sustentava: ele havia passado 260 horas sem dormir, um pouco menos do que 11 dias completos.
Foto: Meu Valor Digital
11 dias sem dormir!
Randy conseguiu superá-lo por pouco: ele ficou acordado por 264 horas, totalizando 11 dias e 25 minutos seguidos sem pegar no sono.
Foto: LadBible
Estudo
O experimento aconteceu em San Diego (EUA) e foi monitorado por dois colegas da escola, que se revezaram na missão. Os jovens queriam entender as consequências cognitivas de ficar tanto tempo sem dormir.
Foto: Saúde em Dia
Supervisão científica
William Dement, hoje professor emérito da Universidade de Stanford, na Califórnia, também se uniu ao grupo. Em 1964, ele era um cientista que começava a pesquisar um campo razoavelmente novo: a ciência do sono.
Foto: Flipar
Como foi
A noite era sempre um momento muito crítico para eles, porque não havia coisas para fazer. Durante o dia, eles jogavam basquete e se mantinham ativos.
Foto: Jairo Bouer - Parceria
Reações
Randy sentiu as diferenças no paladar, no olfato e na audição, além de mudanças nas habilidades cognitivas, incluindo as sensoriais. Randy também se irritava mais facilmente. O jovem teve algumas alucinações durante o período.
Foto: Boa Saúde
Consequências
Após registro do recorde, Randy passou 14 horas seguidas dormindo. Com o decorrer dos dias, seus padrões de sono voltaram ao normal. Inicialmente, ele não apresentou nenhum problema, mas depois de um tempo passou a sofrer insônia.
Foto: mrsiraphol/Freepik
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Sou Mais Bem Estar