Poraquê
O peixe-elétrico pode liberar uma carga de 860 volts, a maior voltagem já registrada em um animal. Até então, o recorde era de 650 volts.
Foto: Wkimedia Commons
Vários peixes
No mundo, existem cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação. No entanto, o poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, exploradas para caça e defesa.
Foto: Wkimedia Commons
Como são produzidas as cargas
O peixe tem três pares de órgãos abdominais que produzem eletricidade: o principal, o de Hunter e o de Sachs. Eles ocupam grande parte do corpo e dão à enguia o poder de gerar descargas de baixa tensão e de alta tensão.
Foto: Wikimedia Commons
Cargas fatais
O poraquê ficou conhecido mundialmente por conta da capacidade de produzir descargas elétricas altíssimas, que são suficientes para matar até um cavalo. Um humano pode morrer com carga superior a 50 volts.
Foto: Wikimedia Commons
Bateria que nada
O poraquê é como uma bateria elétrica: seu polo negativo está localizado na parte da frente, e o polo positivo, na parte de trás do corpo do animal. O choque é mais forte quando ambos os polos tocam a vítima ao mesmo tempo.
Foto: Wikimedia Commons
Siga o Byte
Quer saber mais curiosidades sobre o reino animal? Então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Canaltech