Qual é o destino do universo?

Não sabemos exatamente para onde vamos, mas temos algumas teorias

Foto: Unsplash

Desde o Big Bang até o futuro

Existem algumas teorias sobre o que pode acontecer com o universo em alguns milhões de anos. Apesar de não estarmos mais aqui para conferir, podemos falar sobre algumas possibilidades. Vamos conferir?

Foto: Unsplash

Big Crunch, ou o Big Bang reverso

Essa teoria sugere que o universo tem início pelo Big Bang, se expande até certo ponto e se contrai novamente acabando com tudo o que conhecemos em uma nova bola de massa e energia, como a inicial.

Foto: Unsplash

Big Bounce, ou o Big Crunch com um final feliz

Aqui, o fim do universo acontece da mesma forma da teoria do Big Crunch. A diferença é que, no Big Bounce, tudo é cíclico. Um novo Big Bang seria formado e um novo universo surgiria novamente.

Foto: Unsplash

Big Freeze, ou o apagão das estrelas

O combustível do seu carro acaba? As estrelas não podem ir ao posto da esquina para reabastecer. Segundo essa teoria, a energia dos astros acabará um dia e o universo viverá na escuridão e gelo.

Foto: Unsplash

Big Rip, ou o rasgo universal

Se avançarmos 22,8 bilhões de anos, os átomos que formam as galáxias podem se desintegrar com a expansão do universo. Resultado? A estrutura do espaço-tempo pode simplesmente rasgar ao meio. Fim.

Foto: Unsplash

Big Slurp, ou a teoria de Higgs

Um sistema costuma se estabilizar, com exceção do Campo de Higgs, presente em todo o espaço. Instável, ele pode tentar ir a um estado de menor energia e acabar com toda a matéria existente no universo.

Foto: Unsplash

Nenhuma comprovação até agora

Fique tranquilo! Nenhuma dessas teorias é 100% aceita. Por enquanto, continuamos sem saber de onde viemos e para onde vamos. E, se alguém estiver certo, não estaremos mais aqui para testemunhar.

Foto: Unsplash

Siga o Byte

Quer saber mais sobre o universo? Vem com a gente!

Foto: Unsplash