Nome curioso
Os insetos efemerópteros (Ephemeroptera) tem seu nome derivado do grego ephemeros, que significa “duração de um dia”, relacionando-se à vida efêmera dos espécimes adultos.
Foto: wikipedia
Muita "gente"
Eles estão presentes no mundo todo, exceto na Antártida, e correspondem a uma diversidade de aproximadamente 3.000 espécies, distribuídas em mais de 375 gêneros e 37 famílias.
Foto: wikipedia
Ciclo de vida
O ciclo de vida do efemeróptero, ou efêmera, é incrivelmente curto, geralmente durando apenas algumas horas ou dias.
Foto: Claudio Maureira
Ovo
O ciclo de vida começa com a eclosão dos ovos na água. As ninfas, estágios jovens da efêmera, vivem na água por um período variável.
Foto: Attila Oláh
Fase adulta
Após passar pela fase de ninfa, a efêmera emerge da água e se transforma em um adulto alado. Essa fase dura apenas algumas horas ou dias, dependendo da espécie.
Foto: Judy Gallagher
Reprodução
Durante a fase adulta, as efêmeras têm como principal objetivo se reproduzir. Os machos formam grandes nuvens ou enxames e as fêmeas são atraídas para acasalar.
Foto: Wendy Allen
E depois, vivem pouco para contar história
Os adultos formam grandes enxames aéreos durante o acasalamento, e morrem, em geral, em menos de 24 horas, após a oviposição.
Foto: eleftherioskats
E os mamíferos?
Entre os mamíferos, os ratos são os que possuem vida mais curta, com um tempo médio de dois anos.
Foto: Pixabay
Rato, meu querido rato
Rato é o nome geral dos roedores Muridae, maior família de mamíferos existente, com cerca de 650 espécies. Outro mamífero de baixa longevidade é a toupeira, que pode chegar a sete anos, mas a média é de apenas três.
Foto: wikipedia
Siga o Byte
Gosta de curiosidades sobre o Reino Animal? Então siga o Byte!
Foto: wikipedia