Que diferença faz a tecnologia da tela?
A tela é a parte principal das TVs atuais, pois dita a qualidade da imagem, cores e economia que estará disponível no modelo escolhido.
Plasma, LED, OLED? O que é isso?
Existem diversas tecnologias de tela disponíveis, como Plasma, LCD, LED, OLED, MicroLED, QLED, entre outras. Abordaremos as principais a seguir.
Plasma
As telas de plasma foram as primeiras a serem utilizadas em TVs planas e eram compostas por mini lâmpadas fluorescentes com plasma.
Tecnologia mais antiga
Esse plasma é um gás carregado eletricamente que forma os pixels da tela. Hoje em dia, esta tecnologia já é considerada ultrapassada.
LCD
As telas com Display de Cristal Líquido usam um líquido polarizador que, com auxílio de um painel luminoso e eletricidade, geram as imagens.
Uma das tecnologias mais utilizadas
Esta tecnologia é mais econômica e traz cores vibrantes para a tela, mas tem menor contraste e ângulos de visão limitados.
LED
As telas de LED são compostas de subpixels de cores verde, vermelha e azul que unidos formam os pixels distribuídos pelo display.
Melhoria em imagem e economia
Além dos pixels, há também uma camada luminosa, e quando combinados, geram as imagens nas cores corretas. Essa tecnologia consome menos energia.
OLED
Um avanço do LED, já que dispensa a camada luminosa, pois emite luz própria, o que permite que a tela seja ainda mais fina.
Melhor qualidade de imagem
Nas telas OLED, os pixels funcionam de forma independente, tornando a imagem mais nítida, colorida e melhor contraste.
QLED
As telas QLED possuem uma camada de LEDs que fazem a iluminação e pontos quânticos (micro partículas condutoras) que geram as cores.
Ótimo custo-benefício
Criada pela Samsung, essa tecnologia proporciona mais brilho e intensidade de cores, além de economia e melhor visibilidade.
Conclusão
Para mais conteúdos sobre tecnologia, siga-nos em nossa página e nas redes sociais.