Qual é a idade do universo?

Certeza sobre esta informação tornou-se maior em 2020; entenda

Foto: unsplash

Quando ocorreu o Big Bang?

Já faz algum tempo que os astrônomos buscam saber há quanto tempo nosso universo teve origem. Por muito tempo a estimativa foi de bilhões de anos. Mas em 2020 um estudo nos deu uma certeza maior.

Foto: unsplash

Como se calcula isso?

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein (1915) deu uma luz ao oferecer uma relação direta entre as quantidades de matéria e energia presentes no Universo e quão rápido ele se expande hoje.

Foto: unsplash

Uma nova teoria

Em 1922, Alexander Friedmann propôs equações parecidas com as da Relatividade que calculavam a taxa de expansão do Universo. Em 1958, Allan Sandage criou um modelo importante chamado constante de Hubble.

Foto: unsplash

A velocidade das galáxias

A constante de Hubble previa que as galáxias estão se afastando da Terra a velocidades proporcionais à sua distância. Com base nisso, dava para estimar a taxa de expansão do espaço, e assim, sua idade.

Foto: unsplash

Mas ainda faltavam dados...

Nos anos 2000, as sondas espaciais WMAP e Planck atualizam a constante de Hubble. A taxa de expansão ficou em 68 quilômetros por segundo por megaparsec (3.260.000 anos-luz) com incerteza de 1% a 2%.

Foto: unsplash

Um fóssil espacial

Em 2020, um estudo a partir das observações do do Telescópio de Cosmologia de Atacama (ACT) no Chile, envolveu a antiga radiação cósmica de fundo (CMB), considerada uma "pegada" do Big Bang. Era o dado que faltava.

Foto: unsplash

E agora estamos assim

A equipe de pesquisa internacional que fez o estudo de 2020 fechou a estimativa da idade do universo como 13,8 bilhões de anos, com uma margem de erro de 0,020 bilhões de anos. Uau!

Foto: unsplash

Siga o Byte

Quer saber mais sobre o espaço e outros campos da ciência? Vem com a gente!

Foto: unsplash