Qual a relação do ácaro com a nossa saúde?

Existem 30 mil espécies de ácaros que podem nos trazer malefícios

Foto: pexels

Pequeninos

Os ácaros são artrópodes de quatro patas, sem antenas e têm entre 0,2 e 0,33 mm. Por serem muito pequenos, podem se alocar de forma imperceptível nos lugares.

Foto: pexels

Eles estão por toda a parte!

Esses bichos podem viver em lugares, como solos, plantas, pelos de animais, poeira, água e até na pele humana. Também é muito comum encontrá-los dentro das nossas próprias casas, em almofadas, sofás, colchões e tapetes…

Foto: pexels

Cravos? Pode ser ácaro

Eles podem se alimentar de plantas, fungos, excrementos, bichos menores e até de escamas da nossa pele. No nosso corpo, um de seus tipos ocupa poros ou folículos da pele, sendo responsável pelo aparecimento de cravos.

Foto: pexels

Xô, poeira!

Os tipos de ácaros mais maléficos para a nossa saúde são aqueles que vivem na poeira. São eles que geram reações alérgicas em pessoas com problemas respiratórios, tais como a rinite alérgica e a sinusite. Mas não é só isso…

Foto: unsplash

Tá com sarna?

Uma espécie de ácaro chamada Sarcoptes scabie é responsável pela famosa “sarna”. É também chamada cientificamente de escabiose, uma doença contagiosa que provoca coceira intensa na pele.

Foto: pexels

Como me livrar deles?

Para não ter problemas, é recomendado expor objetos ao sol e sempre passar aspiradores de pó nos locais para diminuir a quantidade de ácaros.

Foto: pexels

Siga o Byte!

Quer saber mais sobre insetos e outros campos da ciência? Acompanha a gente!

Foto: unsplash