Qual a diferença entre eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne?

Saiba o que significa cada nome nas fragrâncias

Foto: Awebic

Termos

Os três termos se referem às concentrações das essências nos perfumes, o que impacta diretamente na intensidade e na duração da fragrância. A fragrância em si vem dos ingredientes diluídos em água e usa uma substância que facilita essa mistura (geralmente álcool).

Foto: Awebic

O perfume

As vezes, o perfume (da mesma marca e notas olfativas) possui os três tipos diferentes, o que também impacta fortemente no preço de cada um. Veja o porquê a seguir.

Foto: Portal EdiCase

Eau de parfum

O Eau de Parfum (ou EDP), é o mais concentrado dos três. Ele contém cerca de 15% a 20% da fragrância, se tornando mais intenso. Isso também ajuda o perfume a ficar na pele por mais tempo. Em geral, pode ficar de 8 a 10 horas.

Foto: Awebic

Eau de toilette

Já o eau de toilette (EdT) possui uma concentração intermediária, variando entre 8% a 10%. Em geral, perfumes desse tipo são mais leves em comparação ao EDP, com duração de aproximadamente 6 a 8 horas na pele.

Foto: PxHere

Eau de cologne

Por fim, o eau de cologne (EdC) é o menos concentrado, com apenas 2% a 5% da essência. A fragrância é muito leve e refrescante, de curta duração (entre 2 a 4 horas).

Foto: PxHere

Siga o Byte!

Quer saber mais sobre ciências e tecnologia? Entre no Byte agora!

Foto: Tecmundo