Qual a diferença entre cobra e serpente?

Esses dois termos são usados para nomear esse tipo de réptil; mas será que tem diferença?

Foto: Pixabay

Taxonomia

Cobra e serpente são termos sinônimos que se referem ao mesmo grupo de animais: os répteis da ordem Squamata, subclasse Serpentes.

Foto: Rushikesh lohar, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

E o que significa?

O termo "cobra" vem do latim "coluber", que significa "serpente". O termo "serpente" vem do latim "serpens", que significa "aquele que se arrasta".

Foto: Unsplash

Aparência

Cobras e serpentes são animais ectotérmicos (de sangue frio), com corpo alongado, escamas e ausência de patas. Normalmente têm cabeça triangular e pupilas verticais.

Foto: Vassil, CC0, via Wikimedia Commons

Veneno

As cobras podem ser venenosas ou não. Os animais venenosos possuem dentes inoculadores de veneno, localizados na parte posterior da boca. Já os não venenosos possuem dentes comuns, localizados na parte anterior da boca.

Foto: Pixabay

Dieta

Esses predadores se alimentam de uma variedade de animais, incluindo roedores, aves, anfíbios, répteis e outros animais invertebrados.

Foto: Pixabay

Habitat

Cobras e serpentes podem ser encontradas em uma variedade de habitats, incluindo florestas, savanas, desertos, campos e até mesmo em ambientes urbanos.

Foto: Pixabay

Resumindo…

Embora muitas pessoas acreditem que há diferenças entre os termos serpente e a cobra, ligada ao veneno ou à alimentação, esses dois termos referem-se ao mesmo animal.

Foto: Pixabay

Veja também

Você sabe qual a cobra mais venenosa do Brasil? Com mais de 60 serpentes peçonhentas. Uma delas se destaca por seu veneno.

Foto: Pixabay

Siga o Byte

Se você gosta de conteúdos científicos sobre o Reino Animal, então siga o Byte e não perca nenhuma novidade.

Foto: Hans Jurgen/Unsplash