Jacaré-açu
Sua principal morada é a bacia amazônica, onde é um dos maiores predadores. Ele é um caçador noturno com o qual você não vai querer cruzar. A espécie está listada como vulnerável na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Foto: Wikipedia
Piranha-vermelha
O peixe pode ser encontrado em vários rios da América do Sul, incluindo o Amazonas. Tem uma mandíbula proeminente com uma boca cheia de dentes que podem causar graves mordidas em humanos.
Foto: Divulgação/José Manuel de Mesquita
Rã Dendrobates tinctorius
É uma das maiores rãs venenosas do mundo, pois pode medir até 5 cm de comprimento.
Essa espécie vive nas florestas tropicais da América do Sul, especificamente na Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
Foto: Wikipedia
Aranha Armadeira
É provavelmente a aranha mais venenosa do mundo. Sua toxina é caracterizada por gerar uma ereção nos homens e, em seguida, provocar parada cardíaca. São noturnas e não fazem teias de aranha, pois habitam cavernas ou árvores.
Foto: Flipar
Escorpião Tityus trivittatus
Seu veneno é muito perigoso e normalmente letal para crianças e idosos. Com isso, também está entre os animais mais perigosos da Amazônia.
Foto: Danny S., CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons
Sucuri-verde
Essa espécie faz parte da família da jiboia e é endêmica dos rios tropicais da América do Sul. É uma das cobras mais compridas do mundo.
Foto: Reprodução/Instagram
Jararaca-do-norte
Ainda citando as cobras, essa espécie é uma das venenosas que mais causa mortes na região onde vive. Sua mordida gera problemas renais, disfunção de coagulação, necrose e falência dos sistemas cardiovascular e renal.
Foto: Wikipedia
Onça-pintada
Além de ser um dos animais mais perigosos da Amazônia, o mamífero faz parte da lista vermelha da IUCN e sua população está em declínio devido à perda de seu habitat natural.
Foto: Portal EdiCase
Siga o Byte!
Informação e novidades sobre ciência, tecnologia e inovação você confere aqui, na editoria Byte, do portal Terra!
Foto: Poder360