Fazem bem
As diferentes partes das plantas podem conter diferentes ingredientes ativos que amenizam sintomas e são até usadas em tratamentos. Confira algumas delas.
Foto: Flipar
Camomila
Estudos mostraram que a camomila (Matricaria chamomilla) pode ajudar no alívio da ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Um estudo de 2016 publicado na Phytomedicine demonstrou seus efeitos ansiolíticos.
Foto: Flipar
hortelã-pimenta
O hortelã-pimenta (Mentha piperita) é uma rica fonte de fibra dietética e de proteína e ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Gastroenterology, em 2014.
Foto: Flipar
Erva-doce
A erva-doce (Pimpinella anisum), conhecida também como anis-verde, anis ou pimpinela-branca, é tomada como chá depois das refeições para melhorar a digestão. Tem ainda propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Foto: Flipar
Cúrcuma
A cúrcuma (Curcuma longa) contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos sugerem que a curcumina pode melhorar a artrite reumatoide.
Foto: iStock
Aloe Vera
Estudos sugerem que o gel de aloe vera pode ajudar na cicatrização de feridas, queimaduras e dermatites. Uma revisão publicada no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology em 2018 destacou suas qualidades na dermatologia.
Foto: Casa.com
Guaco
Essa planta (Mikania glomerata) é base para medicamentos indicados para auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório, como tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.
Foto: Reprodução
Valeriana
A valeriana (Valeriana officinalis) é comumente usada para tratar distúrbios do sono. Um estudo de revisão publicado no Sleep Medicine Reviews em 2010 destacou seus efeitos benéficos nesse sentido.
Foto: wikipedia
Equinácea
A Echinacea tem sido utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Um estudo publicado na revista Lancet Infectious Diseases em 2007 encontrou evidências de que ela pode reduzir a duração e a gravidade dos resfriados.
Foto: wikipedia
Siga o Byte
E você, ficou curioso para descobrir mais propriedades sobre as plantas? Então siga o Byte!
Foto: Alto Astral