Sol
O Sol é a estrela mais brilhante vista da Terra, mas nem todas as listas de astros mais brilhantes o incluem. Afinal, normalmente consideramos apenas as observáveis no céu noturno.
Foto: nasa
Sirius
Com isso, Sirius é tida como a estrela mais brilhante à noite. Ela tem magnitude aparente de -1,46, é visível em todo o mundo e está localizada na constelação de Cão Maior, cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Foto: Telescópio Espacial Hubble
Canopus
Essa estrela brilha em uma magnitude visual de -0,74 na constelação de Carina, que fica mais aparente do Hemisfério Sul. A Canopeia está posicionada mais longe do que as desta lista: a cerca de 310 anos-luz do Sol.
Foto: reprodução
Alpha Centauri
Esta é a estrela mais próxima da Terra, porém um pouco mais fraca e está na constelação de Centaurus. Ela brilha com magnitude visual de -0,1 a uma distância de 4,4 anos-luz de nós.
Foto: wikimedia commons
Arcturo
A quinta estrela mais brilhante é Arcturo e está na constelação de Bootes. Com uma magnitude aparente de -0,05, é mais visível no céu invernal do Hemisfério Norte. Essa gigante laranja está situada a cerca de 37 anos-luz.
Foto: reprodução
Vega
Já o sexto lugar está com a estrela mais brilhante da constelação de Lira, Vega. Ela também faz parte do asterismo (padrão reconhecível) Triângulo de Verão. Essa estrela fica a 25 anos-luz de distância de nós.
Foto: reprodução
Capella
O último membro da nossa lista é Capela, que é visível no Hemisfério Norte durante a maior parte do ano. Esta é a estrela mais brilhante da constelação de Auriga, localizada a cerca de 43 anos-luz da Terra.
Foto: reprodução
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: unsplash