Por que cada pôr-do-sol pode ter uma cor diferente?

Veja se a poluição é realmente determinante para alterar a beleza do pôr-do-sol

Foto: Portal EdiCase

Tons diversos

Você gosta de apreciar ou fotografar o pôr-do-sol? Se sim, já deve ter reparado que a coloração varia entre tons de amarelo, laranja, vermelho e até lilás, formando aquele espetáculo no céu.

Foto: Forbes

Raios luminosos

Um artigo divulgado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) diz que a cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem.

Foto: SpinOff

Espalhamento

Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho. Assim, ele dispersa essa cor! O fenômeno é chamado na física de espalhamento.

Foto: Canaltech

As primeiras cores do pôr-do-sol

No fim da tarde, o céu ganha tons alaranjados e avermelhados. Isso acontece porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior. Ao passar por mais atmosfera, a cor azul é ainda mais espalhada, fazendo com que somente as cores vermelha e laranja consigam chegar até nossos olhos.

Foto: Freepik

Porque o pôr-do-sol? muda de cor?

A presença de partículas em suspensão na atmosfera, como poeiras, aerossóis, fumaça ou poluentes pode afetar a cor do céu durante o pôr-do-sol.

Foto: Flipar

Efeitos da poluição

Estas partículas podem dispersar e filtrar a luz, gerando a intensificação dos tons laranja e avermelhados do céu. Por isso que, mesmo em cidades consideradas poluídas, como São Paulo, ainda é possível ver um belo pôr-do sol!

Foto: Divulgação

Antes de ir...

Se o céu te fascina, não deixe de conferir o conteúdo do Byte sobre "o que é uma estrela cadente". Depois da leitura, olhe para o céu e faça um pedido!

Foto: Unsplash

Siga Byte!

As principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação você confere na editoria Byte, do Terra.

Foto: Canaltech