Por que Plutão não é mais um planeta?

Entenda uma das maiores polêmicas da ciência

Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

Trajetória

Plutão, descoberto em 1930, perdeu seu status de planeta em 2006. Foi só em 2015 que a sonda New Horizons da Nasa nos trouxe mais detalhes sobre o corpo rochoso.

Foto: Nasa

Após a descoberta

Astrônomos começaram a ponderar se Plutão não era, na verdade, a primeira detecção de um conjunto de corpos rochosos acumulados em uma região perto de Netuno, conhecida como Cinturão de Kuiper.

Foto: Nasa

Hipótese se confirmando

Nos anos 90, cientistas detectaram o 1992 QBI, o primeiro Objeto do Cinturão de Kuiper (KBO, na sigla em inglês), medindo 160 km de diâmetro. Era significativamente menor que Plutão, que tem 2.376 km.

Foto: Nasa

Mais KBOs

Nos anos 2000, vieram descobertas de KBOs comparáveis ao tamanho de Plutão. Com a situação ficando mais complicada, a União Astronômica Internacional (IAU) decidiu convocar astrônomos do mundo todo para decidir, afinal, o que era um planeta.

Foto: Nasa

IAU definiu:

Um planeta deve : 1- Orbitar uma estrela; 2 - Ter tamanho para ter gravidade suficiente para tomar uma forma esférica; 3 - Não compartilhar sua órbita com nenhum outro objeto espacial significativo.

Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie

Fim de Plutão

Essa última regra selou o destino de Plutão, pois ele compartilha sua vizinhança orbital com outros KBOs gelados. Por isso, ele foi para a categoria de "planeta anão".

Foto: Nasa

Polêmica

A decisão não veio sem polêmica e voltou a atrair olhares depois que a missão New Horizons se dedicou a estudar Plutão e suas luas, trazendo uma imensidão de novas informações sobre o "injustiçado" em 2015.

Foto: Nasa

Vem pro bonde

O problema é que, com a adoção de novas variáveis além das definidas pela IAU, é possível que mais dezenas de corpos sejam admitidos como planetas.

Foto: Unsplash

Raio-X de Plutão

Plutão tem aproximadamente um quinto da massa da Lua e um terço de seu volume. É composto principalmente de rocha e gelo. A temperatura na superfície vai de -230 a -160 ºC.

Foto: Nasa

Neblina

A New Horizons descobriu na atmosfera de Plutão uma névoa multicamadas que abrange a totalidade do planeta anão e atinge altitudes acima de 200 km.

Foto: Nasa

Quem ficou no lugar?

Com diâmetro de 4.880 km, menos de 40% do da Terra, Mercúrio acabou ficando com o posto de irmão menor do Sistema Solar.

Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

"Iron Planet"

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, estando a cerca de 58 milhões de quilômetros da grande estrela. Ele é constituído principalmente de ferro, chamado até de "Iron Planet".

Foto: Nasa

Antes de ir...

Você sabia que, no planeta mais quente do universo, a temperatura supera a de algumas estrelas?

Foto: Nasa

Siga Byte

Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!

Foto: NASA, ESA, A. Sarajedini, M. Libralato, Gladys Kober