Por que parece que mais pessoas estão ficando intolerantes à lactose?

Você já pode ter notado que muita gente está nesse grupo – mas por quê?

Foto: Pixabay

O que é

A intolerância à lactose é uma condição comum que causa sintomas gastrointestinais após o consumo de alimentos com leite — lactose é o "açúcar" do leite.

Foto: Pixabay

Quebrar para absorver

Cientificamente, a lactose é um dissacarídeo composto por galactose e glicose. Para que o nosso corpo possa absorvê-la, precisa quebrá-la — função da nossa enzima lactase.

Foto: Unsplash

Lactase para lactose

Assim, quando há ausência ou deficiência dessa enzima, diz-se que alguém tem intolerância à lactose, algo que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos.

Foto: Unsplash

Perdendo a enzima

A causa mais comum para a intolerância à lactose é deficiência genética de lactase, mas à medida que envelhecemos, essa enzima se torna menos necessária, e algumas pessoas perdem a capacidade de sintetizá-la.

Foto: Unsplash

Etnia conta

A intolerância à lactose é mais comum em determinados grupos étnicos, como de ascendência asiática, africana e do Oriente Médio.

Foto: Unsplash

Vem dos parentes antigos

O motivo para isso, de acordo com um estudo da Universidade de Cornell, é a ancestralidade. O leite não era possível de ser obtido para ancestrais que viviam em locais muito quentes ou muito frios.

Foto: Unsplash

Siga o Byte!

Gostou e quer saber mais curiosidades científicas? Segue a gente!

Foto: Unsplash