Por que o vinho tinto mancha os dentes?

Pigmentos de coloração presentes na bebida contribuem para as manchas; entenda

Foto: Flipar

Dá para amenizar

Se você costuma beber vinho tinto, pode ter notado que seus dentes ficam manchados com uma coloração que varia entre o azul e o vermelho. Mas, não precisa se preocupar. Além de não apresentar riscos, essas manchas podem ser amenizadas.

Foto: Go Where

Por que ocorre?

O vinho tinto tem pigmentos coloridos intensos que ao tocarem a parte externa dos dentes gera manchas; como as antocianinas, pigmentos das uvas que conferem a cor típica da bebida tinta.

Foto: Flipar

E tem mais

Outros fatores que contribuem são: a acidez do vinho, que pode degradar o esmalte dentário, e alto teor de tanino, presente tanto no vinho como nos chás.

Foto: BBC News Brasil

Acidez

“Os vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida (como o tanino) com mais facilidade”, disse a nutricionista Dayany Araújo Farias ao Terra.

Foto: Flipar

Como evitar?

Especialistas sugerem tomar água junto com o vinho para que a saúde bucal não seja prejudicada. “Isso diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos”, disse Daiany.

Foto: Portal EdiCase

Saúde bucal

Além disso, especialistas dizem que manter a rotina de cuidados de higiene oral e ir regularmente ao dentista pode ajudar bastante na prevenção de manchas permanentes de bebidas ácidas.

Foto: Portal EdiCase

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais novidades e curiosidades sobre ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!

Foto: Flipar