Menor tempo de fusão
O gelo possui uma camada superficial semilíquida que diminui seu ponto de fusão — quando o material passa do estado sólido ao líquido — quando misturada ao sal. Esse ponto de fusão na água normalmente é 0 ºC.
Foto: Pexels
Dissolve na água
Não só o sal, mas qualquer material que dissolve na água é capaz de fazer com que o gelo derreta. A dissolução de uma substância reduz a pressão de vapor — medida da tendência de evaporação de um líquido — da água.
Foto: Pexels
Uma forma duas... ou três
Quando uma unidade de sal se dissolve na água, rende de duas a três partículas por unidade de sal. Portanto, é uma forma barata de reduzir a temperatura de congelamento do gelo.
Foto: Pexels
Atração entre sal e moléculas
Quando o sal é adicionado ao gelo, os íons no sal são atraídos para as moléculas de água na camada semilíquida superficial. Isso faz com que a água "corrija" sua espessura, levando ao derretimento do gelo no processo.
Foto: Pexels
Maior área, maior derretimento
Julienne Stroeve, cientista da Universidade do Colorado (EUA), disse a Popular Mechanics que a velocidade do derretimento depende da área de contato no gelo. Quanto maior essa área, mais rápido o gelo derreterá.
Foto: Pexels
Siga o Byte
Para mais informações e curiosidades do mundo da tecnologia, não deixe de seguir Byte nas redes sociais!
Foto: Pexels