Fim do mundo? ☄️💥
A notícia de que o núcleo da Terra teria “parado” assustou, mas a verdade é que não há nada para se preocupar: esse fenômeno é natural e acontece de tempos em tempos.
Foto: Canva
Impactos 👨🏿🏫
Quando essas mudanças acontecem, talvez haja alguma influência na duração dos dias, nas marés e no comportamento magnético do planeta, mas só isso.
Foto: Canva
Girando pra um lado, girando pro outro 💃
Segundo o estudo de sismólogos da Universidade de Pequim Yi Yang e Xiaodong Song, o núcleo girava numa velocidade maior do que a rotação do planeta. Agora, esses movimentos estão quase sincronizados.
Foto: Canva
Mais de 20 anos de estudo 🧠
Os dois cientistas vêm estudando o fenômeno desde 1995 e dizem terem ficado surpresos com o resultado.
Foto: Canva
O que sabemos até agora? 🤨
Existe muita divergência no meio científico sobre a frequência em que o núcleo da Terra altera seu funcionamento. Alguns acham que ocorre a cada 70 anos, outros a cada 6, e outros, a cada 10 anos.
Foto: Canva
Núcleo da terra 🌎
A verdade é que pouco se sabe sobre o funcionamento do núcleo do planeta e esse estudo pode nos ajudar a entender mais sobre o assunto.
Foto: Canva
Muita química envolvida 🔥
O núcleo terrestre é uma bola de ferro que fica a mais de 5.000 quilômetros da superfície. Mede cerca de 7.000 de largura e é “revestida” por uma camada de ferro líquido e outros elementos.
Foto: Canva
Esfera magnética 🧲
O núcleo desliza por esse líquido, permitindo que a bola de ferro gire livremente dentro do planeta. Interessante, né?!
Foto: Canva
Ciência é top 🌌
Quer saber mais sobre ciência e inovação? De um giro de 360 graus lá no Terra Byte e siga nossas redes sociais!
Foto: Canva